Membros e servidores aprendem primeiros socorros e prevenção de incêndios em Vitória de Santo Antão

Do Portal do MPPE

Integrantes do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) estiveram, na manhã desta terça-feira (20), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no município de Vitória de Santo Antão, para ministrar uma palestra sobre primeiros socorros e prevenção de incêndio. A ideia da palestra partiu da promotora de Justiça Joana Cavalcanti Lima, depois de verificar que a maioria dos funcionários da Promotoria de Justiça não sabiam como agir em casos de emergência.

Na palestra sobre primeiros socorros, foram abordados temas como reanimação cardiopulmonar (RCP), manobra de heimlish, queimaduras, ataques convulsivos, picadas de animais peçonhentos, afogamento, desmaios e cortes e ferimentos. “Algumas situações de emergência podem ocorrer e a gente não sabe o que fazer. No caso de uma pessoa tendo um ataque epilético, por exemplo, as informações são muito desencontradas. Por isso a necessidade deste curso” avaliou a promotora de Justiça.

Durante o encontro, o tenente André, o subtenente Cristóvão e o major Viegas, ensinaram aos membros e servidores do MPPE a identificar as situações de emergência e a dar o primeiro suporte até que os órgãos responsáveis cheguem ao local. Na ocasião, o coronel Bacelar chamou atenção a respeito de como o que foi ensinado pode ajudar para que as pessoas tenham mais iniciativa, proporcionando uma maior sensação de segurança. “Não estamos aqui formando bombeiros. Esta é uma ação mínima para que a vítima possa esperar pelo socorrista, mas é de fundamental importância para a sobrevivência”, explicou.

Na parte da palestra que trata da prevenção de incêndios, os bombeiros ensinaram as diferenças entre os extintores (pó, água e CO2) e as suas indicações de uso. Além disso alertaram para a segurança com relação ao botijão de gás e como agir caso haja vazamento, ou incêndio do gás.

Os bombeiros ainda fizeram uma vistoria de segurança completa na sede da Promotoria de Justiça e deverão entregar um relatório, para possíveis adequações de segurança.
Entre os planos da promotora de Justiça Joana Cavalcanti está ainda implantar uma mini farmácia na sede do MPPE e um treinamento posterior para utilização das mangueiras e hidrantes está sendo estudado.