Os equipamentos serão distribuídos entre as unidades da capital e do interior do estado. A SDS será beneficiada com um caminhão-tanque para o Grupamento Tático Aéreo (GTA), um caminhão baú e três micro-ônibus, sendo dois para os Campus de Ensino Metropolitano I e II, e o terceiro para a Secretaria. “Tudo que o Governo do Estado pode fazer pela segurança, seja em efetivo ou investimento, tem sido feito”, assegurou Wilson Damázio, secretário de Defesa Social, ao destacar o orçamento destinado à pasta em 2011, que foi de R$ 2,5 bilhões.
A Polícia Militar será beneficiada com 23 micro-ônibus e um caminhão. Este último será utilizado no transporte de animais do Regimento de Polícia Montada (RPMon). A Polícia Civil receberá 70 veículos dos modelos Gol e Prisma. Os automóveis serão utilizados pelas delegacias da Capital e Região Metropolitana, além das unidades dos municípios do interior como Palmares, Vitória Santo Antão, Caruaru, Goiana, Petrolina.
O Corpo de Bombeiros contará com reforço de oito viaturas, sendo cinco do tipo autobomba tanque, duas caminhonetes e um micro-ônibus. O órgão também recebeu 35 botes infláveis, além de 30 desencarceradores (equipamento que auxilia na retirada de vítimas presas em ferragens). O destaque é embarcação do tipo Flex Boat, que tem capacidade para realizar operações de resgate e mergulho em alto mar.
Além de melhorar as condições de trabalho para os profissionais das forças operativas da SDS, o investimento também vai contribuir com o programa Pacto Pela Vida. “Pernambuco vai sendo conhecido como o estado que mais cresce, mas também como o estado que em um dezembro fez a metade do outro em termos de homicídios”, disse Eduardo, ao lembrar que o estado apresenta há cinco anos queda nos índices de criminalidade.
OPERAÇÃO PRAIA – A segurança e o reordenamento no litoral também serão reforçados neste verão. A Secretaria de Turismo de Pernambuco locou e cedeu à SDS nove veículos, entre buggys e quadriciclos. A locação dos veículos custará cerca de R$ 155 mil/ ano e poderá ser renovada por mais quatro anos.
“Nós temos 180 quilômetros de litoral e desde o início do nosso governo estamos ajudando os municípios a ordenar as praias. Isso tem dado muito resultado não apenas na redução de acidentes, mas também na perda de vidas por afogamento e coisas do gênero que acontecem nesse período nas praias”, explicou Eduardo.
Os veículos farão o patrulhamento da faixa litorânea de Porto de Galinhas, Maracaípe, Carneiros e Itamaracá. Por concentrarem um número maior de visitantes, Porto de Galinhas e Maracaípe terão dois buggys e três quadriciclos. Já as praias de Itamaracá e Carneiros terão um buggy e um quadriciclo cada uma.