Antônio de Mello Verçosa

POR JOHNNY RETAMERO
Do Blog VEN 1

HÁ 155 ANOS NASCIA O PREFEITO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO: ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA

Capitão Antônio de Mello Verçosa
 ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA nasceu em 06 de agosto de 1856 em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO e faleceu em 11 de abril de 1929 também na mesma cidade. Foi um dos maiores políticos do século XIX, no nosso município.


 Filho de família humilde, logo cedo, precisou trabalhar por volta dos 16 anos, na padaria e loja de conveniência do Sr. JOAQUIM DA ROCHA. Com uma habilidade espantosa, o mesmo logo chega à gerente dos estabelecimentos.
 Depois de alguns anos o Sr. JOAQUIM DA ROCHA falece deixando viúva a Sra. EMILIANA DE HOLANDA LEITE.

Emiliana de Hollanda Leite
 A Sra. EMILIANA fica numa situação difícil, pois, ela não entendia de negócios, bem como, não era comum uma mulher virá dona de negócios.
 Segundo a Sra. MARIA ANTONIETTA neta de MELLO VERÇOSA dizia: “A SENHORA EMILIANA NÃO TEVE ALTERNATIVA A NÃO SER PEDIR A MELLO VERÇOSA EM CASAMENTO”.
 O mesmo, prontamente aceitou logo se tornou um dos comerciante mais rico e influente da cidade, ganhou o título de CAPITÃO e mais tarde como proprietário de terras o de CORONEL.
RESTAURANTE LEITE FUNDADO EM 1882

 MELLO VERÇOSA se tornou conhecido a capital pernambucana, onde era certo encontrá-lo no restaurante LEITE (Praça da República) e no café LAFAYETTE (1°de março). 

Café Lafaytte(notem o Bonde Puxado a Burros)

 Tinha uma forma de negociar incomum, quando chegava um cliente em sua loja, VERÇOSA perguntava “O SENHOR (A) JÁ TOMOU CAFÉ, se a resposta do cliente fosse negativa o comerciante o encaminhava para a sua residência na Rua da SALGADEIRA (hoje MELLO VERÇOSA junto ao HOSPITAL PRONTO SOCORRO), onde os escravos já orientados a tratar bem o convidado com um belo banquete.

 Em relação com os escravos, era fraternal, os mesmos chamavam de pai (as mulheres) e CAPITÃO TOTA (os homens e amigos íntimos).
MARIA ANTONIETTA 

 Contava Dona ANTONIETTA, que em uma ocasião o feitor teria colocado um escravo no tronco e o açoitado, VERÇOSA revoltado mandou colocar o feitor no tronco e o surrou dizendo: “AQUI NINGUÉM BATE NOS MEUS ESCRAVOS”.
Sobre a família falaremos em outra oportunidade. MELLO VERÇOSA foi um dos ilustres vitorienses que colaborou com o TEATRO EM VITÓRIA.
Café Lafayette – Rua 1°de Março em Recife 1900

 Na política entra para o PARTIDO REPUBLICANO FEDERAL e junto com o Dr. HENRIQUE LINS protagoniza a política em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO nos fins do século XIX e as duas décadas primeiras do século XX, com as ordens do Dr. FRANCISCO ROSA E SILVA até 1912, na chamada ERA ROSISTA (reveja as matérias do ROSISMO).

FRANCISCO ROSA E SILVA

 VERÇOSA se elege vereador em 1877(21 anos), depois ao longo do império se tornaria presidente da Câmara e das Intendências.
ALBERTINA E DOMINGOS CRUZ MUSTAKLEB
 Mais seu grande sonho era ser PREFEITO, onde acabara acontecendo em 1907, onde na vida pessoal, o mesmo estava vivendo momentos difíceis. Em 1906 perde sua única filha a Sra. ALBERTINA MUSTAKLEB e em 1907 sua companheira, deixando para ele criar três netas pequenas para cuidar. 
 Na intimidade gostava de jogar carteado, fumar cigarros LAFAYETTE e CHARUTOS, receber correligionários e amigos, entre os amigos destacamos o grande pároco da MATRIZ DE SANTO ANTÃO Pe AMÉRICO PITTA.
PADRE AMÉRICO PITTA
 Seu primeiro mandato de 1907-1910 termina com o mesmo dando inicio a construção da cadeia municipal e restauração das ruas que era de barro na época. Já os mandatos de 1920 e 1927, falaremos em outra oportunidade.
 Apesar de rico, VERÇOSA se destacou como: religioso, caridoso, humilde, cordial, tanto que tem um ditado que diz “A IMPORTÂNCIA DO HOMEM PODE SER COMPROVADA PELO TAMANHO DO CORTEJO FÚNEBRE”.

CORTEJO FÚNEBRE- FOTO ILUSTRATIVA
 Aos 72 anos, vitima de úlcera e enfisema pulmonar, o velho VERÇOSA deixa esse mundo. Seu cortejo é acompanhado por uma multidão, divididos em duas alas, a 1ª junto ao caixão é de familiares, amigos e a sociedade vitoriense. “A 2ª é a dos menos afortunados entres eles pobres e meretrizes que chorando e acenando com lenços brancos diziam”: “ E AGORA O QUE SERÁ DE NÓS SEM O NOSSO PAI?”.
 O seu corpo foi em enterrado no cemitério de SÃO SEBASTIÃO, onde existe o jazido da família.
JOSÉ JOAQUIM DA SILVA
 Em 1949, na administração do prefeito JOSÉ JOAQUIM DA SILVA avô do atual presidente da Câmara JOSÉ AGLAILSON, foi apresentado na época, pelo vereador JOSÉ BONIFÁCIO DE HOLANDA CAVALCANTI (amigo de VERÇOSA), criando um projeto, para construir o PARQUE ZOO-BOTÂNICO MELLO VERÇOSA. Tão logo sancionado pelo prefeito as obras começam, com sua inauguração em 03 de agosto de 1950.

 

JOSÉ BONIFÁCIO DE HOLANDA CAVALCANTI

One Reply to “Antônio de Mello Verçosa”

Comments are closed.