Pernambuco registra crescimento no número de endividados pelo terceiro mês consecutivo
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, no mês de novembro, Pernambuco seguiu em alta no número endividados pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 77,4% de famílias, ante a 76,1% registrado no mês de outubro, ao contrário do cenário nacional, que apresentou queda de 0,5% e apontou que 66% dos consumidores estão endividados. Em Pernambuco, o cartão de crédito continua sendo o maior causador de dívidas, atingindo 93,7% dos casos.
De acordo com o Economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, é necessário que o consumidor não comprometa o orçamento com as dívidas. “Dívida é normal, principalmente para uma classe de renda que temos em Pernambuco, que é baixa, a gente só tem que ter cuidado se essa dívida vai comprometer o orçamento ou não. Quando olhamos a pesquisa da Fecomércio, houve um crescimento do endividamento, mas o número de pessoas com contas em atraso ou inadimplentes houve quedas consecutivas, pontuou Rafael.
Ainda de acordo com o economista Rafael Gomes, endividado e inadimplente são termos com significados distintos. “Endividado é aquela pessoa que financiou algum tipo de consumo, que compra algo no valor de 20 reais e coloca em duas vezes, acarretando em uma dívida futura. Inadimplente são aquelas pessoas que não pagam mais a dívida. Se ela comprou ou consumiu esses 20 reais, chegou esses dois meses e ela não pagou, provavelmente ela vai entrar em situação de inadimplência”, explica Rafael.
Alguns fatores contribuíram para o crescimento do nível de endividamento no Estado, como a Black Friday, data comemorativa que é a quinta mais importante em termo de faturamento para o Varejo, que elevou o consumo e consequentemente o endividamento no mês de novembro. Outro fator perceptível foi a redução do auxílio emergencial em 50%, aumentando a restrição orçamentária das famílias e incentivando o consumo financiado via crédito. As informações são da Folha de Pernambuco.