Municípios se unem em ato contra o suicídio
Representantes de quatro cidades se unem nesta quarta-feira (29) na luta contra o suicídio. A ação será realizada às 16h, na Ponte Cascavel, localizada no Km 82 da rodovia BR-232 e faz parte do Setembro Amarelo, campanha que tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio. No local, onde já foram registrados muitos suicídios, haverá uma benção ecumênica.
A ação é promovida pela Secretaria Executiva da Mulher da Vitória de Santo Antão, juntamente com a Secretaria da Mulher de Gravatá, Coordenadoria da Mulher de Pombos e Coordenadoria da Mulher de Chã Grande. O objetivo é chamar atenção das autoridades, para que haja mais vigilância e cuidado com a saúde mental.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®️. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.