MPPE inaugura nova Sede de Promotorias de Justiça em Glória do Goitá
O município de Glória do Goitá agora conta com uma nova Sede de Promotorias de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que foi inaugurada nesta quarta-feira (9), com a presença do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. O prédio, que recebeu o nome da ex-procuradora de Justiça Anamaria Campos Torres, fica localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 780, e conta com um espaço mais funcional, amplo e confortável para os membros, servidores do MPPE e para o público que procura os serviços da Instituição.
São dois gabinetes para promotores de Justiça, uma sala para audiências e reuniões, uma sala de espera e recepção, sala de Apoio administrativo, copa/cozinha e área de serviço de uso interno, rampa de acesso para pessoas com deficiência, três vagas de estacionamento para uso interno. No total, 182,36 m² de área construída em um terreno de 300 m².
“Gerenciamos com excelência a crise que o MPPE, o Brasil e o mundo enfrentaram este ano. Chegamos ao final da gestão com a satisfação de entregar esse espaço, pois é nosso desejo que cada comarca tenha sua sede de Promotorias de Justiça. Com elas, o MPPE investe em proximidade com a sociedade, o que só fortalece a nossa instituição”, afirmou o procurador-geral de Justiça.
O promotor de Justiça Francisco Assis da Silva, que atua em Glória do Goitá, lembrou que os antigos locais que abrigavam os trabalhos do MPPE na cidade eram precários. “Um espaço anterior era dividido com a Defensoria Pública. Era tão pequeno que eu e o defensor público tínhamos que nos revezar dentro dele quando fazíamos nossos atendimentos ao público. Depois, nos mudamos para um maior, mas ainda assim sem muita estrutura. Agora sim, temos um prédio digno”, alegou ele.
O secretário-geral adjunto do MPPE, Gustavo Lima, mencionou que o nome com o qual o prédio foi batizado pertence a ex-procuradora de Justiça, que foi sua contemporânea no concurso para ingresso do MPPE, em 1974. Segundo Gustavo Lima, ela se destacou na luta para dar mais ênfase ao Ministério Público brasileiro em comissões pela Constituinte de 1988. “Conseguimos dar um capítulo distinto ao MP na Constituição, iniciando o que hoje a instituição se materializa. Anamaria foi uma grande lutadora pelo Ministério Público, tanto quando promotora quanto procuradora de Justiça”, recordou Gustavo Lima.
A coordenadora de 12ª Circunscrição, que insere Glória do Goitá, a promotora de Justiça Fernanda Nóbrega, agradeceu o empenho da gestão em conseguir a nova sede. “O MPPE precisava dessa estrutura em Glória do Goitá para atender a população que o procura com seus problemas e angústias. Agora, pode-se atendê-la de forma mais confortável”, atestou.
Também compareceram à inauguração o chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Augusto Oliveira; o promotor de Justiça titular em Pombos, José da Costa Soares; o coordenador ministerial de Apoio Técnico e Infraestrutura (CMATI), Edjaldo Xavier; e o coordenador da Assessoria Ministerial de Segurança Institucional (AMSI), o tenente-coronel Luiz Freitas.