MPPE e órgãos de segurança firmam TAC para realização da Festa do Abacaxi
Visando garantir a melhoria na organização e segurança da 37ª Festa do Abacaxi, no município de Pombos, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil (PCPE), a Polícia Militar (PMPE), o Conselho Tutelar e a Secretaria de Turismo de Pombos celebraram um termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O acordo firmado prevê a implementação de medidas de segurança pública, controle de horários e proteção aos frequentadores do evento, que deve atrair um público estimado em 10 mil pessoas nos próximos dias 12 a 15 de outubro de 2023, no Pátio de Eventos Vanildo de Pombos.
Para a realização da festa, a Prefeitura de Pombos assumiu o compromisso de se responsabilizar por notificar os órgãos fiscalizadores, assim como o MPPE, a respeito de toda a programação do evento, como dia, horário, local, trajeto, atrações artísticas e estimativa de público. Além disso, a Prefeitura deve realizar a montagem de todas as estruturas de palco com 48 horas de antecedência, com o respectivo atestado de regularidade emitido pelo Corpo de Bombeiros, e reforçar a estrutura do abacaxi gigante, instalado no pátio de eventos.
Ainda de responsabilidade da Prefeitura, dentre os principais termos do TAC, estão a garantia de segurança do evento, incluindo a presença de seguranças particulares e da guarda patrimonial; a fiscalização do uso de recipientes plásticos em vez de vidro, conforme exige a legislação estadual; o respeito ao horário de encerramento dos shows e à proibição de paredões de som após o término das atrações; a disponibilização de atendimento médico de emergência próximo ao local do evento, com pessoal qualificado e equipamentos necessários; e a promoção da limpeza imediata do local após o término das festas, evitando a acumulação de lixo e sujeira.
O município também se comprometeu a fornecer a estrutura operacional necessária para o Conselho Tutelar e as forças de segurança pública atuarem no evento.
A Polícia Militar de Pernambuco se comprometeu, por sua vez, a manter o policiamento ordinário nas ruas após o encerramento das atrações para garantir a segurança pública e coibir o uso de equipamentos sonoros por bares, restaurantes, veículos e outros que causem poluição sonora após o término do evento.
Ao Corpo de Bombeiros caberá a fiscalização e vistoria das instalações físicas do evento conforme a legislação aplicável, mediante solicitação prévia da organização.
Ainda conforme o TAC, o Conselho Tutelar atuará em regime de plantão, dentro de suas atribuições legais, durante os dias de festividade. O contato telefônico do Conselho Tutelar deverá ser comunicado às autoridades policiais e à Prefeitura. Além disso, o órgão se comprometeu a orientar os comerciantes sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, com o encaminhamento de eventuais casos à Polícia Militar e demais autoridades.
O TAC prevê, ainda, que a unidade da Polícia Civil deve funcionar normalmente em Pombos até às 17h durante os dias de festividade, com a realização de plantão nos municípios de Vitória de Santo Antão, nos dias de semana, e Gravatá, no fim de semana, a fim de garantir suporte a eventuais ocorrências.
O descumprimento das obrigações assumidas no TAC implicará na aplicação de multa no valor de R$ 50 mil reais, com exceção de irregularidades no uso de som, em que a multa será de R$ 20 mil reais para cada 10 minutos de descumprimento. Os valores arrecadados serão revertidos ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou a qualquer outra instituição pública, ou entidade sem fins lucrativos atuante na comarca de Pombos.
Assinado pela Promotora de Justiça Soraya Dutra, o TAC foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 9 de outubro de 2023.