Do Blog da ACIAV
Desde quando o projeto do vereador Pedro Queiroz estava para ser aprovado pela Câmara dos Vereadores, a ACIAV, representando os comerciantes, tem se posicionado a favor de uma discussão mais ampla e de soluções realmente viáveis que contribuam para o desafogamento do trânsito.
Porém, neste mês de setembro, já como lei municipal, as proibições de descarga no comércio durante o horário comercial começaram, dificultando o abastecimento de várias lojas, em especial, os supermercados.
Após algumas reuniões na prefeitura, ficou acertado que a Câmara dos vereadores vai debater sobre uma emenda propondo as seguintes alterações:
. No centro da cidade, na Praça Duque de Caxias e Av.Mariana Amália e em outras ruas que serão detalhadas, o descarregamento de mercadorias só será permitido de 18 à meia-noite;
. Fora desta área, estarão autorizadas as entregas às terças, quartas e quintas, durante o horário comercial.
Relembramos que outras medidas já foram propostas à prefeitura,no início de maio,e que foram novamente entregues para reforçar os argumentos e o posicionamento do setor comercial, como reeditamos abaixo:
REUNIÃO DA ACIAV REALIZADA EM 02-05-11
OFÍCIO COM O POSICIONAMENTO DO EMPRESARIADO LOCAL ENTREGUE AO PREFEITO
Aos dois dias do mês de maio de 2011, a ACIAV reuniu em sua sede boa parte do empresariado local, ao final desta abaixo relacionados, para a discussão sobre o Projeto de Lei nº 001/2011, aprovado pela Câmara Municipal, que determina o horário de descarregamento e entrega de mercadorias no comércio local.
Apesar da diversidade de segmentos do nosso comércio, foi unânime a posição de que o horário para descarga de 18 às 24h, conforme propõe o referido projeto, é totalmente inviável. Muitas entregas são feitas por transportadoras; por empresas de fora do estado e por outras que, dificilmente se adequariam a este limitado e inadequado horário.
Alguns pontos contrários foram enumerados, como a questão da segurança e dos custos, não só para os comerciantes, como também para seus fornecedores.
A circulação de caminhões e veículos de entrega é essencial para o abastecimento de todo o comércio e conseqüente incremento econômico para o município.
A aprovação de tal medida pode até mesmo prejudicar a entrega de várias lojas para o consumidor final, que também se valem de veículos de carga para este fim.
Diante da nossa realidade, todos concordaram que o problema maior no trânsito dá-se basicamente por deficiências estruturais na nossa cidade. Assim, várias sugestões e propostas foram apresentadas, conforme sintetizamos abaixo:
Assim sendo, a Associação Comercial Industrial e Agropecuária da Vitória de Santo Antão, como órgão representativo de setores que muito contribuem para a economia da nossa cidade, coloca-se à disposição para participar de quaisquer ações e discussões que possam contribuir para a melhoria das condições de vida no nosso município.
JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DA ACIAV