O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Pernambuco, na próxima segunda-feira (24), com agendas no Recife, Carpina e Vitória de Santo Antão, onde receberá o Título de Cidadão. A homenagem foi confirmada ao Blog Dantas Barreto pelo presidente da Câmara Municipal, Edmilson de Várzea Grande (MDB), e pelo autor da proposta, Marcos da Prestação (PL). A homenagem será feita uma semana após Bolsonaro ser denunciado pela Procuradoria Geral da República por participar da tentativa de golpe de estado.
A agenda foi divulgada pelo ex-ministro Gilson Machado, nesta quarta-feira (19). No vídeo, ele aparece ao lado de Bolsonaro, do deputado federal Pastor Eurico, dos estaduais Alberto Feitosa, Abimael Santos, Joel da Harpa e Renato Antunes e do vereador recifense Gilson Filho. As lideranças do PL pernambucano foram a Brasília para acertar os detalhes da viagem do ex-presidente.
O Título de Cidadão de Vitória de Santo Antão foi aprovado em 3 de fevereiro deste ano, logo na sessão de abertura da nova legislatura da Câmara Municipal. Foram 11 votos a favor, 4 contra e 2 abstenções. A entrega do título será por volta das 14h, na Praça 3 de agosto, que fica em frente ao Legislativo. Um trio elétrico estará a postos no local para Jair Bolsonaro fazer o discurso de agradecimento.
De acordo com Marcos da Prestação, a homenagem “é merecida pelos serviços prestados por Bolsonaro a Vitória de Santo Antão”. “Na época da pandemia, Vitória foi uma das cidades que mais recebeu vacinas. O Brasil nunca teve um presidente que fez tanto pelo País”, afirmou o vereador, que é presidente municipal do PL.
Questionado se há possibilidade de ter protesto, principalmente, depois que Bolsonaro foi denunciado pela PGR ao STF por participar da tentativa de golpe, Marcos da Prestação disse que está tranquilo. “Já está tudo certo. Vamos fazer a entrega na rua e será uma cerimônia rápida por causa da agenda dele. O presidente falará no trio elétrico que estará na rua, porque o espaço da Câmara é pequeno. Já falei com o comandante do 21º Batalhão da PM sobre o esquema de segurança. Nessa quinta-feira vou conversar com ele novamente”, disse.
O vereador considera que “há muita perseguição política contra Jair Bolsonaro. “Não há prova de nada. Respeito o contraditório porque cada um tem a sua opinião. Eu defendo aquilo que acredito”, observou Marcos da Prestação.
Antes de ir a Vitória de Santo Antão, Jair Bolsonaro tomará café, às 6h, na Padaria Boa Viagem no Recife. Em seguida irá a Carpina “para o fechamento da safra, priorizando o agronegócio”, como avisou Gilson Machado. “Depois ele vai receber o Título de Cidadão de Vitória de Santo Antão. Vai falar para todo o Nordeste e tenho certeza de que todo mundo estará lá”, disse o ex-ministro.
Com informações Blog Dantas Barreto