Do A Voz da Vitória
Avesso a entrevistas, já que nos últimos três anos usou muito pouco a sua emissora de rádio, o Prefeito Elias Lira (PSD) “quebrou o jejum” e concedeu entrevista ao vivo na manhã desta sexta-feira (04) à Rádio Vitória FM (93,5), do qual é proprietário em conjunto com o Deputado Henrique Queiroz (PR), seu aliado.
Com um discurso repetitivo e que basicamente não trouxe maiores novidades, o Prefeito da Vitória de Santo Antão afirmou que sofreu para normalizar as contas públicas agravadas por um suposto calote de seu antecessor – o ex-prefeito e atual vereador José Aglaílson e de seu ex-vice Demetrius Lisboa (ambos do PSB), acusados de terem deixado uma dívida no montante de R$ 29 milhões. “Encontrei a Prefeitura com este débito. Sem falar da frota de veículos quebrados. Passei dois anos sem poder receber recursos do Governo Federal e do Governo do Estado. Neste ano já consigo receber e estou fazendo tocando os trabalhos”, justificou Elias Lira, tentando explicar a inércia de seu governo. Contudo, o Prefeito esqueceu de mencionar quais as providências legais que tomou para responsabilizar o ex-prefeito diante do suposto rombo encontrado.
Pautando alguns setores de sua administração, Elias Lira relatou que já encaminhou a Brasília uma série de projetos de construção de escolas, quadras esportivas e creches. Citou ainda que o seu governo paga o melhor salário do interior do Estado aos professores da rede municipal, além de crer que as escolas estão em ótimas condições e os alunos bem assistidos.
“Meu adversário tem duas rádios e uma TV mentira, dizendo o que não se deve dizer. Por que eles não dizem que passaram oito anos e não fizeram. Mentem tanto que o povo não acredita mais. Eles dizem que Elias Lira é o prefeito dos ricos, eu digo que eu sou o prefeito de todos”, rebateu o prefeito.
Na entrevista anunciou que vai inaugurar na próxima quinta-feira (10), às 20h, as obras de calçamento em todas as ruas da comunidade de Militina, área urbana da cidade, aproveitando para provocar o presidente da Câmara de Vereadores. “Quero convidar a TV mentira para ir lá gravar e mostrar o que estamos fazendo”, desafiou.
O prefeito pretende inaugurar ainda este ano mais um Centro de Profissionalização da Vitória (CPV), na comunidade do Lídia Queiroz, nos moldes do que já existe no bairro da Pitada em Água Branca. Além de anunciar que vai disponibilizar a doação de um terreno para a construção da Escola Técnica de Vitória em parceria com o Governo do Estado.
Em um ataque direto contra o deputado Aglaílson Júnior (PSB), o atual prefeito rebateu as críticas do filho de Aglaílson quando este afirmou na TV Vitória (canal 58) de que as obras de calçamento da Comunidade do Irã são feitas com material de segunda qualidade além de super faturadas. “A TV dele foi lá! Dizendo que a pedra do calçamento era pequena, que era resto de pedra. Pequeno é você deputado! Vocês passaram oito anos sem pisar lá”, atacou. Com relação as outras obras, Elias Lira anunciou que o Bairro do Maués está todo “calçamentado”. Salientou ainda que as comunidades do Outeiro e o Distrito de Pirituba, ambos na Zona Rural do Município, devem dispor com a ampliação do abastecimento de água. Além de garantir que nos próximos dias as comunidades do Engenho PITU, Mocotó e de Santana contarão diariamente com ambulâncias 24 horas em seus respectivos Postos de Saúde.
Rebatendo os boatos, segundo ele espalhados pela oposição, de que teria recursos para asfaltar cerca de 100 km. da cidade, Elias Lira foi taxativo. “É mais um boato mentiroso deles. Como posso colocar 100 km. de asfalto se ele me deixou um débito de 29 milhões de Reais? Na verdade eu vou recapear parte da cidade”, adiantou.
Pretendendo inaugurar a reforma da Praça da Matriz e a reconstrução da Ponte do Alto do Amparo até o final deste ano, Lira acusou Aglaílson de demagógico, quando segundo ele, enganou a população dizendo que faria a Ponte do Amparo. “Ele chegou a colocar os materiais de construção por lá e no final das contas não construiu a ponte”, acusou.
Com relação a Praça da Matriz o prefeito decidiu fazer a reforma com recursos da Prefeitura da Vitória. “Cansei de esperar pelo dinheiro da Caixa Econômica que fez um monte de exigências. Determinei a contratação de uma empresa que assumiu o compromisso de terminar a reforma da praça até o final deste ano”, confidenciou. Garantindo também que inaugura até o final deste ano a Academia das Cidades que está sendo construída no Bairro do Alto da Bela Vista, em parceria com o Governo Federal.
Dentre outros anúncios, salientou que há interesse de seu governo em finalizar um projeto de revitalização do final da Av. Mariana Amália, no Centro da cidade; além de dizer que fará uma segunda chamada para recadastrar os mototaxistas de Vitória no dia 29 de novembro, a fim de que o serviço de moto-táxi possa funcionar com a devida autorização da Prefeitura. O prefeito falou nesta entrevista que já se encontra em andamento a terraplanagem do novo Parque de Exposição de Animais que contará com uma pista para Vaquejada, esquecendo de dizer onde seria este novo Parque.
Mostrando-se animado pelo fato do Município está se tornando um importante polo industrial, Lira afirmou que acertou quando escolheu o empresário da PITU Alexandre Ferrer como o seu Secretário da Indústria. “Quando chamei Alexandre pra ser o meu Secretário, na verdade eu chamei ele pra governar comigo”, confidenciou.
De modo que o Prefeito Elias Lira adota o mesmo discurso e estratégia política de seu “adversário” José Aglaílson, quando o ex prefeito também falava na época de seu governo que fez calçamento, ajeitou escolas, montou Postos de Saúde e trouxe indústrias. Ambos sempre esqueceram e esquecem de comentar com a população os reais problemas estruturais de Vitória de Santo Antão, ficam se apegando a questões urbanas pequenas e não procuram resolver os reais problemas das comunidades. Constata-se, portanto, que tanto Elias Lira quanto José Aglaílson articulam o mesmo discurso superficial. Até quando?
Finalizando a entrevista na Vitória FM o prefeito declarou: “Porque enganar não é com Elias Lira”.