Apesar da semana encurtada por ocasião do feriado de 12 de outubro, o deputado Joaquim Lira teve uma agenda bastante movimentada esses dias. Em uma série de reuniões na última terça-feira (10), o parlamentar se encontrou com lideranças de diversas localidades pernambucanas, para discutir o déficit e a ineficiência no abastecimento de água em todo o Estado.
Na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa), situações como as de Pirituba e Oiteiro, ambas comunidades rurais de Vitória de Santo Antão e dois dos maiores centros produtores de hortaliças do Estado, foram discutidas. Joaquim Lira elencou dados que demonstram a gravidade do problema nessas localidades que já perdura há décadas, defendendo, inclusive, que a COMPESA assuma o abastecimento de água em Oiteiro, que hoje depende do socorro municipal e de cisternas e poços.
Também na Compesa, dessa vez acompanhado pelo prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa, Joaquim Lira reivindicou melhorias para o abastecimento e o saneamento básico daquele município, que também enfrenta dificuldades, como também para Goiana, representada n ocasião pelo vereador Eduardo Batista, que apontou a problemática local e o clamor da população.
Na quarta-feira, véspera de feriado, o parlamentar participou na Arena de Pernambuco do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e o Programa de Ação na Segurança (PAS), numa parceria entre o governo do Estado e o governo federal em prol da segurança pública, para o enfrentamento à criminalidade em todas as suas formas.
Joaquim Lira parabenizou o Estado e a União pelo acordo, que injeta R$ 160 milhões para a segurança em todas as regiões pernambucanas, e que inclui, também, a construção de uma Casa da Mulher Brasileira no Recife.
“São programas que enfrentam a criminalidade no seu aspecto global. De modo que estamos muito confiantes de que essa parceria entre os governos estadual e federal irá trazer muitos resultados positivos, com respostas rápidas e eficientes no combate à violência em Pernambuco, especialmente naquelas cidades que mais sofrem com a criminalidade,” destacou o parlamentar.