Do Blog do Pilako
Em todas as regiões do Estado o Governo “esquentou” a folia de Momo com seus pólos de animação instalando palcos e bancando artistas locais e nacionais. Em lugares onde inexiste tradição carnavalesca acho que essa seja a fórmula prática e barata de se promover a festa de Momo em todo Pernambuco.
Muito bem, já em nossa cidade, onde encontramos uma cultura carnavalesca com raízes de mais de um século fincada no imaginário popular, muito mais forte que em outras cidades que despontam na mídia como se fosse a “cidade do carnaval” (é o caso de Bezerros) acho que esse modelo de evento, em pleno carnaval, em nada acrescenta o reinado de momo em nossa cidade.
Os palcos montados na Praça Duque de Caxias em momento algum promovem as nossas agremiações, imagino, que a médio e longo prazo só enfraqueceria a cultura da cidade que é do povo acompanhar e vibrar com suas agremiações em todo percurso, sendo inclusive em alguns casos, uma herança deixada de avô para filhos e netos.
Penso, que seria de muito mais proveito para nossa história carnavalesca que todo esse investimento do Governo do Estado em nossa cidade fosse transformado em recursos para as agremiações investirem em boas orquestras, alegorias e fantasias, como também numa estrutura para se voltar, com toda força, uma semana pré-carnavalesca que aquecesse o carnaval da cidade. Mas infelizmente, em nossa cidade não encontramos um só político que diga um pio que não seja para bajular o Governador Eduardo Campos, para dizer-lhe que esse modelo de “ajuda” pode ser muito bom para as outras cidades, menos para República das Tabocas.