Para comemorar os 377 anos da Batalha das Tabocas, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, realizou nesta quarta-feira, 03 de agosto, uma programação com diversas atividades. Com início às 5h30, na Praça Padre Félix Barreto, no Livramento, a passagem da data foi iniciada com ações esportivas, tendo a largada do 1º passeio ciclístico e 42ª corrida em alusão ao feriado. Em seguida, na Praça 03 de Agosto, houve uma solenidade cívica, com a presença de militares do Exército pertencentes ao Tiro de Guerra 07-004, discursos das autoridades e procissão motorizada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
A referida batalha é um marco na expulsão dos holandeses do território estadual, sendo considerada como o primeiro confronto da Insurreição Pernambucana. Em 03 de agosto de 1645, no Monte das Tabocas, a equipe de guerrilheiros local conseguiu afugentar os inimigos com táticas de emboscada por entre bambuzais da região, conhecidos como Taboca. A tropa oponente e bastante superior em armamentos foi surpreendido e expulso do local em meio à chuva que assolava o desconhecido terreno.
Carmelo Souza, secretário de Educação, salientou a grandeza da vitória pernambucana em Tabocas. “Foi um dia como esse, chovendo, que conseguimos expulsar os invasores. Essa data aqui está sendo valorizada pela gestão do prefeito Paulo Roberto e tendo a evidência que precisa ter. Vamos trabalhar também para que a Batalha não fique apenas como rodapé de livros didáticos e sim ser explorado em suas mais diversas nuances”, disse.
Outro marcante acontecimento para a cidade durante a comemoração da data foi que Vitória se tornou Capital Administrativa do Estado. O ato ocorreu em cerimônia realizada em frente ao Palácio Municipal José Joaquim da Silva Filho, durante a visita do governador ao município, na terça-feira, dia 02 de agosto – ocasião em que visitou o Engenho Bento Velho, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA), e a indústria de vidros Alumiaço, às margens da BR-232.
“Tem que ser dada uma relevância do tamanho da representatividade que a Batalha das Tabocas tem não só pra Pernambuco, mas para todo o território brasileiro. Visitas de autoridades e atos administrativos, solenidades com a presença da população, atividades culturais e esportivas são de grande importância. Vitória hoje é reconhecida em todo o país por causa do Monte das Tabocas, então se faz preciso quem é da própria terra valorizar isso ainda mais”, enfatizou o vice-prefeito Edmo Neves.
No Monte das Tabocas, após a chegada da procissão motorizada, foi celebrada uma missa por Dom Fernando Saburido, acompanhado de padres das paróquias do município. “Eu tenho um apreço muito grande por essa cidade, pois vivi grande parte de minha vida aqui. Tenho boas lembranças guardadas sobre Vitória e me sinto muito feliz em poder levar a palavra de Deus para esses fiéis”, frisou o arcebispo metropolitano.
Durante a programação do aniversário da Batalha das Tabocas também aconteceu no Monte das Tabocas apresentações culturais, ações recreativas para as crianças, serviços de higiene bucal, ventosaterapia, e exposição de fotos e fatos sobre o local. As ações foram realizadas de forma integral pelas secretarias da gestão.