A melhoria da segurança pública dos municípios através de investimentos na área e efetivas políticas de enfrentamento à criminalidade, foram temas de requerimentos e indicações do deputado Joaquim Lira na Assembleia Legislativa do Estado. Já publicados no Diário Oficial dos municípios, as solicitações foram formalizadas a Paulo Câmara, Governador do Estado, a Humberto Freire, Secretário de Defesa Social e ao Cel. José Roberto de Santana, Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco.
Pelo melhoramento da segurança e do policiamento nos municípios de Amaraji e Vicência, ambas na Zona da Mata pernambucana, Joaquim Lira requereu, nas Indicações 9179 e 9182/2022, uma urgente intervenção do Estado para a mudança do quadro de violência atual, que segundo o deputado, encontra-se com números alarmantes assustando a população. Ainda em defesa de Amaraji, desta feita na Indicação 9187/2022, Lira solicitou a reforma e a ampliação da Delegacia Policial do município, melhorando a estrutura atual do órgão, de modo a trazer um clima de segurança à população assistida na responsabilidade territorial da referida Delegacia.
CARUARU: Através da indicação 9174/2022, Joaquim Lira reivindicou para o município a instalação de uma base de apoio da Policia Militar de Pernambuco, para atuar nos quatro distritos que compõe a Zona Rural da Capital do Agreste.
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO: Em favor da Capital da Aguardente, o parlamentar formalizou a indicação 9150/2022, solicitando ao governo do Estado e ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco que viabilizem a instalação de um núcleo da Polícia Científica em Vitória de Santo Antão. Para Joaquim Lira, a atuação criminal na localidade, que conta com mais de 138 mil habitantes, tem preocupado as famílias vitorienses justificando uma imediata ampliação na estrutura policial civil da localidade, o que irá criar uma independência do município de Palmares, atual responsável por Vitória de Santo Antão, mais distante, inclusive, que a própria capital pernambucana e colaborando com a segurança de toda região circunvizinha.