A Secretaria de Educação da Prefeitura da Vitória de Santo Antão inaugurou na manhã desta sexta-feira (13/08), o Núcleo de Apoio ao Servidor da Educação (NASEDUC). O espaço fica localizado em uma sala do Colégio 3 de Agosto e a partir do dia 18 deste mês, começará a atender por demanda espontânea ou encaminhamento, trabalhadores em educação do município que precisem de suporte médico. No local, o público contará com serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia e educação física, além de encaminhamento para auxílio odontológico.
O local carrega um sentimento especial, por homenagear a memória da ex-professora Suzeli Ferreira da Silva, que faleceu vítima da Covid-19 em maio deste ano, estando agora eternizada por dar nome ao espaço. Na inauguração, prestigiada pelo prefeito Paulo Roberto, e pelo vice, professor Edmo Neves, secretários municipais, professores e demais servidores da pasta, enalteceram o benefício que a iniciativa trará.
“É uma grande vitória a implementação do Núcleo de Apoio ao Servidor da Educação, serviço pioneiro em nossa cidade. O prefeito cumpre com o seu compromisso de valorização do profissional da educação, pois entende que esse servidor é o cerne para a mudança da sociedade”, destacou a coordenadora do Naseduc, Waleska Barros. Ainda segundo ela, a criação do núcleo só foi possível após um levantamento para traçar um panorama sobre a saúde dos servidores, os quais responderam a um questionário para sugerir o tipo de atendimento a ser prestado no local.
Para o professor Edmo Neves, vice-prefeito, a homenagem à professora Suzeli, além de merecida, marca um momento histórico pela sua parcela de participação no meio educacional. Ele também pontuou os pontos positivos trazidos pelo serviço. “Que esse núcleo traga esperança para os servidores e muita orientação. Que nós possamos, nesse espaço, melhorar a qualidade de vida de todos vocês. Que daqui a cinquenta, sessenta anos, possamos lembrar desse momento”, disse.
Em visita ao município, o ex-senador Douglas Cintra aproveitou a passagem pela cidade para prestigiar a inauguração. “Eu fico muito feliz de ver aquilo que realmente muda a cidade. Eu reconheço o seu trabalho [Paulo Roberto] e quando a gente olha para as pessoas na rua, a gente percebe esse sentimento em relação à gestão. Espero que outros prefeitos possam implementar esse tipo de espaço em outras cidades”, frisou Cintra.
Além de lamentar os impactos ainda existentes da pandemia da Covid-19, Paulo Roberto, mencionou a importância de manter a autoestima dos educadores, principalmente neste período de crise sanitária em todo o país. O gestor fez questão de enfatizar também a integração entre as secretarias da sua gestão. “Aqui em nossa cidade, nós temos as secretarias trabalhando em parceria uma com outra visando oferecer o melhor à sociedade, como a de Saúde e de Educação fizeram para manter funcionando esse espaço, não só de atendimento médico, mas de diálogo, de acolhimento”, finalizou o prefeito.
O Naseduc, a partir do dia 18 de agosto, funcionará de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.