Missa e posse de novo vigário paroquial marcam a passagem dos 140 anos da construção da Igreja Matriz de Santo Antão

Os Católicos de Vitória de Santo Antão celebraram nesta terça-feira (29/06) a passagem do aniversário de 140 anos da construção da Igreja Matriz de Santo Antão. A data contou com missa de ação de graças e posse do novo vigário paroquial, padre Francisco de Assis, que vai auxiliar o trabalho desenvolvido pela pároco monsenhor Maurício Diniz.

“Ele, juntamente com o padre Héctor, vão cooperar comigo em servir o povo de Deus, evangelizando e principalmente na administração dos sacramentos”, explicou Diniz. Após a posse, Francisco de Assis agradeceu a recepção. “Eu espero no final, no dia que eu sair daqui, dizer assim: valeu a pena. E eu possa dizer assim também: eu fui responsável”, disse.

A missa teve início às 19h e seguiu os protocolos sanitários em virtude da pandemia da Covid-19, como número limitado, distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool 70%. A celebração foi presidida pelo monsenhor Maurício Diniz e concelebrada por padres e diáconos. Além da sociedade civil, estiveram presentes o prefeito Paulo Roberto, o deputado estadual Joaquim Lira e o vereador Mano Holanda.

SOBRE O TEMPLO

Com arquitetura em estilo neoclássico, idealizada pelo arquiteto italiano, Frei Francisco Maria de Vicenza, da Ordem dos Capuchinhos, as obras de construção da Igreja Matriz foram inciadas em 1874, com grande solenidade de lançamento da pedra fundamental. Com a demolição da antiga igreja, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário passou a abrigar as atividades religiosas da Matriz. No entanto, com a interdição do templo devido a Hecatombe da Vitória, em 1880, obrigou-se a transferência para a Capela de Nossa Senhora do Livramento. Em 29 de junho de 1881, às 10h, o novo templo da Matriz de Santo Antão era solenemente aberto aos fiéis, em grande festividade. No mesmo dia, à tarde, saindo da Capela do Livramento, foi realizado em procissão o translado das imagens do Padroeiro Santo Antão, de Nossa Senhora das Vitórias e de São Sebastião.

Fotos: Lays Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *