Desfile Cívico-Militar aconteceu na área central do município e bairro da Matriz. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura). |
As comemorações em Vitória de Santo Antão, dos 192 anos da Independência do Brasil, celebrada neste domingo (07), começaram logo cedo, às 8h, com o hasteamento do pavilhão nacional pelo prefeito Elias Lira, no paço municipal.
Em discurso alusivo a data, a secretária de Educação, Maria José de Lira, relembrou o fato histórico e destacou o avanço do município em quase 80% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |
“Esta data no passado refletia o desejo de uma jovem nação, hoje representa não só um grito, mas os anseios de um povo, a vida, o amor pelo país, as tradições, a herança cultural. Somos um povo que acredita no trabalho, no resultado; homens e mulheres que constroem a cada dia um país melhor”, destacou.
À tarde, apesar da chuva que começou a cair desde as primeiras horas do dia, milhares de pessoas foram às ruas e ocuparam toda extensão da Mariana Amália, local onde foi instalado o palanque oficial, para acompanhar o desfile das escolas municipais, mais uma vez marcado pela beleza e criatividade, na representação dos temas escolhidos.
Na imagem, familiares do escritor Osman Lins ao lado do secretário Paulo Roberto e da gestora da Escola Pedro Ribeiro. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura) |
A Escola Municipal Pedro Ribeiro fez uma homenagem aos 90 anos do consagrado escritor vitoriense Osman Lins. Os familiares do autor de “Lisbela e o Prisioneiro” acompanharam o desfile da escola por todo o trajeto e receberam uma placa de reconhecimento concedida pelo prefeito Elias Lira e entregue pelo secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto.
O escritor Ariano Suassuna, falecido em julho deste ano, também foi homenageado por algumas escolas, a exemplo do CAIC Diogo de Braga e da Escola Mariana Amália que destacou com beleza singular o Movimento Armorial.
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura |