As emendas parlamentares participativas indicadas pelo deputado federal Túlio Gadêlha para Vitória de Santo Antão tiveram resultado final neste sábado. Apesar de ter sido inicialmente informado que apenas uma instituição receberia a verba, o Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO) e o Apami receberam R$ 500 mil cada, devida a votação acirrada.
As votações, que aconteceram de maneira on-line, encerraram à meia-noite da quarta-feira (24). Cada instituição acumulou cerca de 2,1 mil votos.
Emendas parlamentares participativas são recursos do orçamento público direcionados pelos membros do Congresso Nacional ou Assembleias Legislativas estaduais, para que a comunidade decida, por meio de votação, onde o dinheiro será investido. Tal proceder aproxima a sociedade das decisões públicas e gera mais transparência.
Socorro Muniz, diretora do hospital Apami, afirmou ter aguardado ansiosa pelo resultado da votação . “Desejo agradecer ao vereador André Carvalho por ter nos inserido nessa campanha, num momento tão difícil ! Salvar vidas , será sempre o nosso lema”.
A diretora do Hospital João Murilo de Oliveira, Roberta Câmara, parabenizou e agradeceu o trabalho feito por André Carvalho e Túlio Gadêlha na indicação das emendas na cidade. “É muito justo e legítimo que a população possa escolher a melhor forma da utilização do Recurso Público. A Vitória é da população de Vitória de Santo Antão, a vitória é de todos que fazem o HJMO, a vitória é do SUS”.
Os recursos serão destinados à melhoria do serviço de urgência e emergência do HJMO e para a criação de 10 leitos de UTI para o hospital Apami.