O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi o único ex-governador do Estado presente no evento que instalou a Comissão Estadual da Memória e Verdade. Desde o ano passado, ele e o governador Eduardo Campos (PSB), que são adversários históricos na política local, ensaiam uma reaproximação. Nesta sexta-feira (1º), o peemedebista entrou pela primeira vez no Palácio do Campos das Princesas desde sua saída do governo, em 2007.
Ele protagonizou apertos de mão com Campos, sentou no mesmo palanque e até trocou algumas palavras com o ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) e mãe do governador, Ana Arraes. Entretanto, tentou minimizar a reaproximação, deixando claro que ele e o governador continuam em campos políticos diferentes. Além disso, ele negou que a política local estaria vivendo um novo ciclo com a reaproximação dos dois e que está discutindo sobre as eleições de 2014 com o socialista. “Apenas quebramos o gelo”, resumiu.
A rixa de Jarbas Vasconcelos com Eduardo Campos se arrasta há cerca de 10 anos, quando Jarbas rompeu definitivamente o avô de Campos, o também ex-governador Miguel Arraes. Ambos eram aliados. Arraes apoiou Jarbas para prefeito do Recife em 1985. No ano seguinte, o peemedebista apoiou Arraes para o Governo do Estado. Em 1990, havia a especulação de que Jarbas sairia para governador e Arraes para senador. Entretanto, Arraes ingressou no PSB e conseguiu se eleger deputado federal. Jarbas perdeu o Governo do Estado para Joaquim Francisco. Em 1992, veio o rompimento definitivo. Arraes tentou emplacar Eduardo Campos como vice de Jarbas, que disse não. Em 2010, Jarbas e Campos se enfrentaram nas urnas e o socialista saiu como vencedor.
Nos bastidores, sabe-se que o governador tem interesse de apaziguar-se com Jarbas pensando em um projeto nacional, já que é cotado para disputar a Presidência da República no pleito de 2018. Campos também assumiu a postura de minimizar o encontro com Jarbas. “O dia de hoje [a instalação da Comissão] não foi construído hoje. Foi um processo do qual muitas pessoas participaram”, comentou referindo-se ao convite feito ao senador para comparecer ao evento.
Informações do Blog do Jamildo
Quebramos o gelo, diz Jarbas sobre distensionamento com Eduardo Campos
Foto: Blog do Jamildo