Foi criado este mês, no Instagram, um perfil para lembrar das vítimas da Covid-19 em Vitória de Santo Antão. A ideia é que a página possa ser um local para divulgação de notícias sobre o novo coronavírus, para desmentir as notícias falsas, mas para além disso, um espaço importante para que os vitorienses nunca esqueçam das pessoas da cidade que lutaram bravamente contra essa doença e suas consequências.
De acordo com o jornalista Luís Boaventura, criador do Memorial, a iniciativa foi inspirada no projeto Inumeráveis. “Com a morte do meu pai, no dia 03 de janeiro, passei a receber diversas mensagens de mães de pacientes deles, com histórias lindas que não conhecíamos. Então pensei em uma forma das histórias de outras vítimas da covid também serem lembradas para sempre”, comentou Boaventura.
Trata-se do que hoje chama-se de jornalismo colaborativo. Um parente ou amigo de uma das 185 vítimas da cidade manda um direct para o memorial (https://www.instagram.com/memorialcovidvitoria/) com nome completo, foto, idade, data do óbito e uma mensagem que vai fazer todo mundo se lembrar ou que o ente querido que se foi gostaria de ser lembrado. “Criamos uma arte e postamos. O mais bonito de tudo são os comentários que outras pessoas deixam. Cada uma com sua impressão e lembrança de quem se foi”, conclui Boaventura.
Até o fechamento desta reportagem, Vitória de Santo Antão registra 2.693 casos confirmados de Covid-19 e 185 pessoas já morreram por complicações da doença. Além disso, já foram 2.391 pessoas vacinadas e quase 500 testes rápidos foram realizados. Ainda de acordo com dados apresentados pela Secretaria de Saúde do município, os bairros da Bela Vista, Matriz e Cajá, lideram o ranking de casos confirmados, enquanto os bairros da Matriz, Bela Vista e Loteamento Conceição, lideram o ranking de residência de pessoas que morreram.