Seis pessoas foram presas em flagrante, neste domingo (15), por suspeita de compra de votos, em Vitória de Santo Antão. A informação faz parte da primeira parcial da Operação Eleições 2020 divulgada pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Ainda de acordo com a SDS, as seis pessoas foram levadas para a delegacia da cidade. A secretaria disse que não há políticos envolvidos nesse caso.
Todos os autuados em flagrante serão encaminhados para a audiências de custódia. A pasta não informou os nomes dos presos. De acordo como balanço parcial, entre 0h e meio-dia deste domingo, foram registradas 14 ocorrências no Sistema Operação Eleição Pernambuco (SOEPE). Neste período, 33 pessoas foram conduzidas a delegacias, no estado.
Desse total, três ocorrências tiveram relação com desobediência a instruções da Justiça Eleitoral. Dois casos foram de propaganda ilegal de partidos e candidatos. Além disso, um caso configurou prática de boca de urna. Outro foi o registro de um local de votação com queda de energia. As outras sete ocorrências tiveram relação com outros crimes eleitorais.
Por meio de nota, o secretário de defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti, afirmou que a “eleição está transcorrendo tranquilamente e de forma ordeira em todo o estado”. O plano de segurança para as eleições municipais deste ano conta com 39.100 servidores mobilizados e delegacias em funcionamento em 184 municípios e em Fernando de Noronha.
Com informações do G1 PE