No primeiro turno das eleições municipais 2020, no domingo (15), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) leva 100 eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida aos locais de votação, em quatro cidades do estado. A iniciativa contempla moradores do Recife; de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; e Petrolina, no Sertão.
Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer um agendamento pelo telefone (81) 3194-9275 Os eleitores serão buscados em suas casas e levados de volta, após votarem. Segundo o criador da iniciativa, o desembargador eleitoral substituto Marcus Vinicius Nonato Rabelo Torres, presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, é possível fazer o agendamento por ligação ou WhatsApp.
“Esse projeto do TRE-PE visa permitir a acessibilidade dessas pessoas que têm algum tipo de dificuldade de locomoção. É um projeto pioneiro, inovador, não se tem notícia que, no Brasil, haja nada parecido com isso, e a ideia é permitir que os eleitores tenham um acesso facilitado às suas seções eleitorais”, declarou.
Ao todo, 11 veículos adaptados, com capacidade para transportar seis eleitores, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes, ficam em serviço, das 7h às 16h do domingo (15). Caso ocorra segundo turno nas localidades beneficiadas, o mesmo quantitativo de veículos é disponibilizado para atender os eleitores.
Cada um dos veículos tem um bombeiro militar para auxiliar no transporte das pessoas. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o tempo de votação foi ampliado em uma hora, começando mais cedo: das 7h às 17h.
Das 7h às 10h, o horário é preferencial para maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e quem faz parte do grupo de risco para o novo coronavírus.
G1 Pernambuco