Vitória tem dia atípico na passagem dos 375 anos da Batalha das Tabocas

Pela primeira vez em sua história, Vitória de Santo Antão passa em branco a passagem do aniversário da Batalha do Monte das Tabocas. Devido à pandemia do novo Coronavírus, o município não divulgou programação oficial como acontece anualmente, mesmo assim, alguns moradores aproveitaram a data para visitar o local – marco da expulsão de tropas holandesas das terras pernambucanas.

Pela manhã, a equipe do Blog Nossa Vitória esteve no sítio histórico e constatou pouca movimentação. Pedro Ferrer, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA) foi um dos poucos que esteve no local.  “Essa data é muito importante para a nossa história. A Batalha iniciou-se pela manhã e findou ao entardecer, momento este que as tropas holandesas estavam enfraquecidas na chuva e partiram em debandada”, destacou.

A capela destinada a Nossa Senhora de Nazaré, construída em 1945, esteve com as portas abertas no início do dia, todavia, sem missas ou presença de imagens sacras. O museu do local também esteve fechado. A visita ao Monte se limitou apenas às caminhadas e às fotos no alto da pedra da sentinela.

“Hoje tá sendo um dia diferente, porque a gente tá vendo aqui que praticamente, devido a pandemia, tem pouca gente. Mas estamos aqui participando. Esperamos que no próximo ano essa pandemia esteja já normalizada, para que possamos estar todos aqui comemorando  e festejando esse lugar maravilhoso”, frisou o visitante Jessé Melo.

Fotos: Danilo Coelho e Nogueira Junior/Blog Nossa Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *