A gestora da escola de Referência em Ensino Médio – Professor Antônio Farias (EREMPAF) em Gravatá, Hialane Esley, recepcionou na manhã deste sábado, dia 28, os docentes, técnicos educacionais de vários municípios do interior e supervisores, que iniciaram o curso de aperfeiçoamento do Programa Formação Continuada para Gestores Escolares e Técnicos Educacionais de Pernambuco (Progepe e Protepe) na escola de Referência, com duração de 12 sábados.
No total 164 docentes e técnicos estão inscritos só nesta escola, que está inserida na área do Pólo da GRes Mata Centro, com sede em Vitória de Santo Antão, onde participam mais turmas inscritas, afirma Antônia Camilo supervisora do Programa.
No total são mais 6 mil docentes e técnicos em todo o Estado, que participarão das aulas presenciais aos sábados, nas 62 escolas participantes dos 39 Pólos distribuídos.
O intuito do curso de aperfeiçoamento é uma das etapas do programa que pretende formar em gestão educacional, os servidores da Educação e aqueles docentes que também tem o interesse em participar da eleição para diretor e adjunto das escolas estaduais de Pernambuco.
O curso de aperfeiçoamento tem 180 horas, 96 na modalidade presencial e 84 trabalhadas à distância. Aqueles docentes e técnicos que obtiverem notas acima de sete e 80% de frequência no curso, receberão o certificado que demonstrará que estão habilitados nas competências de gestão.
Após certificado
O professor poderá escolher a unidade na qual quer concorrer ao cargo de diretor, bem como indicar também seu adjunto (este, também precisa estar certificado). A eleição acontecerá na comunidade escolar, e durante esse período os candidatos apresentarão sua proposta de gestão para melhoria da unidade. Os três primeiros colocados serão encaminhados para o parecer do Governador Eduardo Campos.
Em meados do mês de dezembro será publicada a relação de diretores escolares nomeados e a posse acontecerá no início de janeiro. Entretanto, para assumir o cargo, é condição necessária a continuação do processo de qualificação profissional desses profissionais. Por isso só tomarão posse aqueles docentes que estiverem matriculados nos cursos de especialização e mestrado em gestão escolar que a Secretaria de Educação disponibilizará para os nomeados.
Informações da Assessoria de imprensa do EREMPAF