A taxa de isolamento social em Vitória de Santo Antão chegou neste domingo (24) a 53,1%, superando o índice da sexta-feira, que foi de 40,1%, e do sábado, que mesmo com fortes chuvas teve taxa de 47,3%. Apesar do reajuste, ainda distante da taxa mínima considerada pelas autoridades como satisfatória, estabelecida em 70%. Ainda segundo os dados do painel do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o município ficou na 54ª posição entre as demais cidades.
Com relação aos dados do Estado, o mais alto índice de isolamento ocorreu em 22 de março, quando alcançou 62% de isolamento. Pernambuco possui uma população com mais de 9,5 milhões de pessoas. O período com o pior índice de isolamento foi em 8 de maio, com 43,1% da população.
“As autoridades sanitárias têm relatado a necessidade de mantermos um isolamento de 70% para podermos ter uma redução de impacto na quantidade de infectados, no número de pessoas nos hospitais e, consequentemente, na redução de óbitos relacionados ao novo coronavírus. É preciso que a população entenda essa necessidade e fique em casa para conter o processo de contágio com o novo coronavírus. Estamos atuando em todo o Estado para garantir esse processo de isolamento, emitindo recomendações e realizando fiscalizações”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. O levantamento é realizado com a tecnologia de geolocalização desenvolvida pela In Loco.