Justiça determina que Caixa adote medidas para evitar aglomerações e filas em frente a agências

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou, nesta sexta-feira (1º), que a Caixa adote medidas para evitar as aglomerações e filas que têm sido registradas em frente a agências, formadas por pessoas que desejam receber o auxílio emergencial do governo. A medida foi anunciada um dia depois que a Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) negou o pedido feito pelo governo do estado.

A decisão foi assinada pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho, presidente do tribunal no exercício do plantão. No sábado (2), agências da Caixa ficam abertas para tentar diminuir o fluxo de pessoas no banco, nos dias de semana (veja quais agências no fim da reportagem).

Na decisão, o desembargador determina que a Caixa amplie o horário de funcionamento das agências e “viabilize o seu funcionamento aos sábados e domingos, caso os atendimentos no período de segunda-feira a sexta-feira não se mostrem suficientes”, e que o banco disponibilize funcionários ou colaboradores para, “com o indispensável apoio do estado de Pernambuco, organizar as filas formadas pelos clientes também na parte externa do estabelecimento”.

O desembargador também determinou que a Caixa cumpra um decreto estadual que determina que, na organização das filas, seja mantida distância mínima de um metro entre os clientes em atendimento, “inclusive entre aqueles que aguardam na parte externa das agências, devendo utilizar, com o apoio do estado, sinalização disciplinadora”.

A Caixa também deverá realizar uma triagem para verificar, preliminarmente, se a demanda pode ser solucionada sem a entrada do cliente na agência, e faça agendamento antecipado para atendimento presencial. A Caixa tem 15 dias para responder, a partir da data em que for intimada.

‘Situação periclitante’

Segundo uma funcionária da Caixa, a situação de funcionários, hoje, “é periclitante”, com expedientes de dez a 12 horas de trabalho por causa do auxílio emergencial.

Na quarta-feira (29), 13 agências da Caixa Econômica Federal foram multadas por causa de aglomerações e filas sem o devido distanciamento entre os clientes, como orientado pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid-19.

Com isso, subiu para 30 número de agências multadas no Grande Recife e no interior do estado, com multas somando R$ 2,6 milhões.

Atendimento

A Caixa informou que para tentar atender os clientes e reduzir aglomerações, realizará a abertura de 902 agências, em todo o país, no sábado (2), de 8h às 14h. Serão contemplados os nascidos de janeiro a outubro que recebem o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital e optaram por realizar o saque em espécie.

Segundo a instituição, a abertura no sábado permitirá a antecipação do calendário do saque em espécie, contribuindo para o escalonamento no atendimento a quem recebe o auxílio. A data para os nascidos em novembro e dezembro está mantida na terça-feira (5).

Em Pernambuco, estarão abertas as seguintes agências:

  • Abreu e Lima (Centro)
  • Afogados da Ingazeira (Centro)
  • Araripina (Centro)
  • Arcoverde (Centro)
  • Cabo de Santo Agostinho (Centro)
  • Carpina (Centro)
  • Caruaru (Centro)
  • Garanhuns (Heliópolis e Santo Antônio
  • Jaboatão dos Guararapes (Piedade)
  • Olinda (Casa Caiada)
  • Petrolina (Centro)
  • Recife (Afogados, Casa Amarela e Encruzilhada)
  • Vitória de Santo Antão (Matriz).

G1 Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *