“A situação está se agravando”, alerta secretária de Saúde de Vitória

A Secretária Municipal de Saúde da Vitória de Santo Antão, Jailce Carla, detalhou em entrevista à Rádio Atual FM, na manhã desta quinta-feira (16), a atual situação do município diante da pandemia do novo coronavírus. Em tom de apelo, a gestora da pasta pediu a colaboração da população para a prevenção de novos casos.

Vitória totaliza, segundo o boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem (15), dez casos testados positivos para a Covid-19. Destes, dois evoluíram para óbito, sendo eles um idoso de 68 anos e uma mulher de 40 anos. As idades dos casos confirmados variam entre 28 e 77 anos, sendo cinco homens e cinco mulheres. Outros seis casos estão em investigação.

A secretária alertou que “a situação está se agravando”. “A curva está começando a acender agora. Ela tá crescendo, começando a subir, então isso é só o começo”, disse. Ainda segundo Jailce, apesar dos trabalhos de conscientização para o isolamento social, em prevenção ao vírus, parte da população ainda não tem seguido as recomendações. “Tá muito difícil a população entender. Eu creio que eles não têm noção do perigo da situação em si. A gente fica até sem entender”, desabafou.

A gestora relatou ainda o problema que está passando para a realização de compras de materiais. “Até material de limpeza agora eu tô tendo dificuldade de comprar. Os fornecedores estão com dificuldade de conseguir esses materiais que são pertinentes ao combate à Covid-19”, disse. Outro ponto abordado na entrevista foi relacionado à saúde mental dos profissionais da saúde. De acordo com Jailce, o projeto Cuidando de quem Cuida foi instituído para dar suporte psicológico à equipe. “Minha equipe está começando a se desestabilizar. A gente tem a sensação que estamos remando contra a maré”, externou.

A secretária frisou ainda as medidas que estão sendo tomadas pelo município, bem como a busca da ativação de leitos de retaguarda para pacientes. “Precisamos da ajuda de todos. Que cada um faça sua parte. Nós estamos fazendo a da gente”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *