População não respeita distanciamento recomendado devido à pandemia de Covid-19
O auxílio emergencial de R$ 600, pago pelo Governo Federal para grupos afetados pela pandemia de coronavírus, começou a ser liberado, conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos. Para ter acesso ao benefício, centenas de pessoas amanheceram em fila na agência do Centro de Vitória de Santo Antão.
Segundo decreto do Governo de Pernambuco, os bancos estão liberados para funcionar, no entanto, precisam atender regras. Uma delas é exatamente disciplinar as filas, mantendo a distância mínima de um metro entre os clientes – inclusive na parte externa das agências. Contudo, o distanciamento não está sendo respeitado em Vitória. Desde a madrugada, antes mesmo de o atendimento iniciar, já havia aglomerações de pessoas. A fila deu voltas na área externa da Caixa e em ruas próximas. Muitas pessoas, incluindo idosos, sem o uso equipamentos de proteção individual.
A Caixa Econômica Federal afirmou em nota que “não é necessária a aglomeração de pessoas nas agências e na rede de lotéricas para acessar o Auxílio Emergencial. Todo o cadastramento e recebimento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, que pode ser baixado no celular”. Ainda de acordo o banco, “o acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado”.
Em Vitória, a Caixa segue funcionando das 10h às 14h para atendimento presencial apenas para serviços sociais essenciais. O banco mantém a abertura antecipada em 1 hora, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco.
CORONAVÍRUS EM VITÓRIA
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (13), Vitória de Santo Antão conta com seis casos testados positivos da Covid-19, sendo quatro homens e duas mulheres. Destes, um evoluiu para óbito. A vítima, que faleceu no dia 3 de abril, foi um idoso de 68 anos, que tinha hipertensão arterial e era ex-tabagista.