Se você deseja estudar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), já pode se inscrever para o vestibular. As inscrições vão desta segunda-feira até 13 de novembro.
As provas serão no dia 15 de dezembro. O IFPE vai ofertar 4.715 vagas em 61 cursos técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Para se inscrever, basta acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) para o pagamento da taxa de inscrição.
Custa R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 14 de novembro.
Pedidos de isenção do pagamento da taxa devem ser feitos entre 14 e 24 de outubro.
OFERTA
Os 14 cursos técnicos integrados são voltados para quem deseja ter uma formação profissional aliada ao ensino médio. Os 26 cursos técnicos subsequentessão a opção de formação técnica para quem já concluiu o ensino médio.
Há também dois cursos de nível médio integrado através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destinados aos candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio. Tem ainda 19 cursos superiores.
REGIÕES
São 16 câmpus em todo o Estado. Na Região Metropolitana do Recife há unidades na capital, em Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Igarassu.
Barreiros, Vitória de Santo Antão e Palmares são os câmpus da Zona da Mata. No Agreste há IFPE em Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira. No Sertão tem em Afogados da Ingazeira.
COTAS
No IFPE, 60% das vagas são para candidatos oriundos da rede pública de ensino. Essas vagas são subdivididas entre aquelas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e as para quem tem renda superior a essa faixa, subdividindo-se, ainda, em subcotas voltadas aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e também às pessoas com algum tipo de deficiência.
Outro diferencial do vestibular do IFPE é que, nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.
Blog do Fera
Foto: Divulgação/IFPE