Vitória de Santo Antão celebrou neste sábado, 3 de agosto, feriado municipal, a passagem dos 374 anos da Batalha do Monte das Tabocas. As comemorações da data histórica foram marcadas por atividades cívicas, culturais e religiosas.
Por volta das 5h30, católicos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro de Água Branca, iniciaram a quarta Caminhada Ecológica com destino ao monte. Num percurso de 10km, centenas da pessoas seguiram até o sítio histórico junto ao pároco Rosivaldo Pontes, presidiu na chegada a primeira missa do dia.
Já na Praça 3 de Agosto, bairro do Livramento, por volta das 7h30, foram iniciadas as atividades cívicas, com o hasteamento das bandeiras. O Tiro de Guerra e Banda Marcial do Colégio 3 de Agosto participaram da solenidade.
Em seguida, foi dada a largada da 41ª Corrida das Tabocas, com destino ao Monte. Finalizando as atividades na praça, ocorreu a saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O cortejo seguiu com fiéis acompanhando a pé até a Praça da Bíblia. De lá, a procissão seguiu motorizada.
No Monte das Tabocas, a programação contou com a chegada da procissão, passagem da pira, hasteamento das bandeiras, premiação dos participantes da corrida e missa campal, presidida pelo monsenhor Maurício Diniz. Encerrando as atividades, durante a tarde, ocorreu a apresentação de artistas locais.
HISTÓRICO – A batalha, que se deu em 03 de agosto de 1645, foi o marco da expulsão das tropas holandesas de solo pernambucano durante o ato revolucionário luso-brasileiro chamado de ‘’Insurreição Pernambucana’’, que tinha como objetivo impedir o avanço das frentes estrangeiras na nossa região.