Elias Lira recebe prêmio do SEBRAE e da AMUPE como “Prefeito Empreendedor”

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco)  divulgaram a lista dos gestores agraciados com o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho como “Prefeito Empreendedor 2011″, versão Pernambuco.
O prêmio visa prestigiar os prefeitos que, com ousadia e planejamento, implantaram em seus municípios  projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, buscando a eficiência e modernização de suas gestões.
Nesta que foi a 8ª edição do prêmio, 44 municípios pernambucanos se inscreveram em variadas categorias, como, Modernização da Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; Promoção do Desenvolvimento Rural; Acesso a Inovação Tecnológica; Capacitação e Empreendedorismo, etc.
Importantes instituições públicas e privadas do Estado e do país formaram a comissão julgadora, como: Universidade de Pernambuco (UPE); Banco do Nordeste; Diários Associados; Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe); Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco (Fecomércio), entre outras, que escolheram Elias Lira como o prefeito empreendedor na categoria “Capacitação e Empreendedorismo” pela implantação do Centro Profissionalizante da Vitória (CPV).
O centro conta hoje com três unidades (Águas Branca; Lídia Queiroz e Pirituba) formando centenas de profissionais em áreas como: culinária; informática; cabeleireiro; música; eletricista, etc. tendo como público alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social que recebem também orientação e encaminhamento para inserção no mercado de trabalho.
A premiação, além de colocar em destaque o projeto avaliado e seu gestor como melhor combinação de ações por natureza, torna o modelo um exemplo para que seja implementado em outros municípios criando uma cadeia de boas práticas e ações públicas que visam melhores resultados sociais nas cidades onde são implementados.
As unidades do CPV estão sob a coordenação da Secretaria de Ação Social, dirigida por Yara Alencar, que não tem medido esforços para que os centros funcionem com bons profissionais e instrumentos de apoio que resultam num aprendizado de qualidade. A meta, segundo Yara, é criar novos centros em outras áreas importantes da cidade criando uma cadeia profissionalizante cada vez maior e melhor.
Para o prefeito Elias Lira, “receber um prêmio de duas respeitadas instituições como o Sebrae e Amupe é uma gratificação imensa, principalmente ao saber que estamos ao lado nessa escolha de municípios importantes do Estado como Caruaru, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes e até a capital pernambucana que teve o prefeito João da Costa como um dos escolhidos.”
Todavia, Elias Lira fez questão de afirmar “esse prêmio não é só meu, mas, de todos que se esforçaram para que o trabalho desse resultado. Ver que centenas de vitorienses estão se beneficiando da ideia também é prazeroso, bem como saber que o projeto será agora levado para outros municípios com esse aval do Sebrae.”
É a primeira vez que Vitória de Santo antão tem um projeto inscrito no Prêmio Prefeito Empreendedor, uma iniciativa ousada que teve a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Vitória, que tem como secretário Hildebrando de Lima, e o apoio de Aleksandro de Souza, Jasiel Lima e Zenaide Maria da Silva.
Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória