Desde o sábado (3), uma polêmica envolvendo o Centro Hospitalar Santa Maria e a Prefeitura da Vitória de Santo Antão viralizou nas redes sociais. Uma suposta nota produzida pela unidade de saúde informava que por falta do repasse da verba do SUS há três meses, realizado por meio do Governo Municipal, a direção decidiu adotar férias coletivas para os funcionários e fechar setores como pediatria, clinica médica e internamentos, mantendo apenas, com quando reduzido, os setores de emergência e planos de saúde.
Apesar da nota não estar assinada e a direção do hospital não se pronunciar oficialmente sobre o assunto, funcionários confirmaram a procedência das decisões. O prefeito Aglailson Júnior (PSB) se pronunciou sobre o assunto por meio de entrevista à Rádio Atual FM, na manhã desta segunda-feira (3).
Com ríspidas críticas, o gestor culpou a administração do centro hospitalar pela situação. “Todos segmentos que pagam suas obrigações em dia tão recebendo. Agora infelizmente não queiram jogar essa culpa na nossa administração, porque a culpa é da gerência, da administração do Hospital Santa Maria, que não paga suas obrigações”, sentenciou.
“Eu não posso pagar a um hospital que não tem documento, não tem certidões, que é uma determinação Federal”, explicou o prefeito. “Pague o NPS dos seus funcionários, pague os seus funcionários em dia, os seus impostos e apresente as certidões, que a prefeitura tá pronta pra pagar”, concluiu.