Faltando cinco dias para o fim da campanha de vacinação contra a Influenza, mais de 370 mil pernambucanos que fazem parte dos grupos inclusos na estratégia de imunização ainda não se vacinaram. Desse total, quase 140 mil são crianças, grupo prioritário com o menor percentual de imunização, com 81,51%, e que não atingiu a meta de vacinações em 2018.
As imunizações foram intensificadas com o segundo Dia D de Vacinação, realizado neste final de semana, que levou Pernambuco ao posto de terceiro estado com maior percentual de vacinações, com 86% (equivalente a 2,6 milhões de pessoas). Dessa forma, o estado está muito próximo da meta de 90%, que precisa ser atingida até a próxima sexta-feira.
Até o momento, Pernambuco registrou apenas um óbito causado pelo vírus da influenza A (H1N1), ocorrido no mês de maio, em Petrolina, no Sertão. Outros oito casos tiveram resultado laboratorial confirmado para o vírus, 13 foram diagnosticados para influenza B e um para para influenza A não subtipado.
Além das crianças, o público alvo prioritário da campanha é composto por gestantes, idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores de saúde, além professores de escolas públicas e privadas.
Folha de Pernambuco