Alepe reverencia 90 anos do Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vitória

Os 90 anos do Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vitória de Santo Antão (Mata Sul), foram celebrados em Reunião Solene na Assembleia, nesta terça (7). Fundado em 1º de fevereiro de 1929, o educandário, responsável pela educação de milhares de jovens do município e região, recebeu homenagem por solicitação do deputado Joaquim Lira (PSD).

Criado pelo cônego Américo Pita, o Nossa Senhora da Graça integra o prestigiado Instituto das Damas Cristãs, de origem Belga. Das primeiras aulas para uma turma de 35 alunas – em prédio na esquina da Praça 3 de Agosto com a Rua Marquês do Herval – até a expansão e compra do terreno que abriga o imóvel atual, no bairro da Matriz, em 1936, a instituição de ensino experimentou rápido aumento da procura.

Ao longo de nove décadas de atividade, a escola oferece instrução de qualidade com formação moral e religiosa. “A renomada instituição cumpre, dessa forma, uma relevante função social, preparando essas crianças e adolescentes para o pleno exercício da cidadania e os capacitando para seguir carreira nas mais diversas profissões”, destacou o deputado Diogo Moraes (PSB), que presidiu a solenidade.

Ex-aluno do colégio, Joaquim Lira relembrou bons momentos que viveu no local, assim como educadores e demais profissionais que fizeram parte daquele período. “Considero-me um privilegiado por ter estudado ali, ter aprendido lições valiosas que tanto somaram em minha formação moral, intelectual, cívica e religiosa”, registrou.

“Para nós, é uma honra muito grande poder estar aqui recebendo o reconhecimento desta Casa pelos bens que fizemos a Vitória de Santo Antão em nove décadas. Sobretudo por ser da parte de um ex-aluno, que nos proporciona esse momento de gratidão”, disse a diretora do colégio, Irmã Luzia, que recebeu uma placa alusiva à data.

Com informações da Alepe

Foto: Jarbas Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *