A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pelo clima de confraternização, alegria, homenagens e emoções, durante a solenidade de entrega da segunda edição do Prêmio Pedro Ferrer de Cultura, concebido pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão. O evento foi sediado no Silogeu Professor José Aragão, bairro da Matriz.
Quatorze personalidades foram contempladas com a premiação, em diferentes categorias: Iraci Lopes (Artes Cênicas); Clube dos Motoristas – O Cisne (Agremiação Carnavalesca); Rafael de Oliveira (Escritor); Edimilson Jerônimo – Haleu (Carnavalesco); Núcleo de Pesquisa Cênica de Pernambuco (Companhia de Teatro); Maria Lenira Macêdo da Silva (Educadora); Lar Espírita São Francisco de Assis (Instituição Filantrópica); João Caverna (Músico); Semar Cavalcanti (Artista Plástico); Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand (Instituição de Ensino); Josénildo Marques dos Santos e Antônio Pereira dos Santos – Boi Vitoriense (Mestre da Cultura Popular); João de Albuquerque Álvares (Personalidade); Rádio Vitória FM (Veículo de Comunicação); Isaias da Silva (Homenagem Especial).
Além do troféu, cada homenageado recebeu um livro “História da Vitória de Santo Antão, de 1983 a 2010”. A aberta do evento contou com a apresentação do grupo Máquina Teatral. Após a solenidade e premiações, um coquetel foi servido no salão do Instituto Histórico, ao som da Orquestra Avalovara.
A homenagem busca a sensibilização e mobilização da sociedade ao reconhecer a nobre missão de trabalhar com arte. “Visa premiar os antonenses e os amigos da Vitória de Santo Antão que batalham, muitas vezes no anonimato, pela valorização e perpetuação da cultura local”, enfatizou Pedro Ferrer, presidente do IHGVSA, homenageado pelos demais diretores dando nome ao prêmio.