Apesar das prévias carnavalescas terem ganhado as ruas de Vitória de Santo Antão desde o mês de janeiro, a desorganização ainda é a marca do ciclo do carnaval no município.
Problemas como a falta de iluminação em pontos do percurso de agremiações, árvores sem podar e veículos estacionados no circuito dos trios elétricos chamam a atenção dos foliões, que já prestigiam a folia, tendo em vista a proximidade com o início oficial dos festejos.
No último sábado (23) e domingo (24), outro fato que deixou alerta para a organização do carnaval foi a ausência dos bloqueios das vias. Além disso, também foi observado a ausência de agentes de trânsito em trechos importantes.
Outro deficiência na organização e planejamento da festividade foi a quantidade de buracos e entulhos no percurso pelo qual o tradicional bloco Os Barrigas D’água percorreu.
O período de momo, bastante tradicional na história do município, além de ser cartão de visita para turistas e fonte de aquecimento para economia. A organização e planejamento, por parte do Governo Municipal, são o básico para o bom andamento da festa.