Apac prevê chuvas fortes na Zona da Mata e RMR

Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), emitiu alerta de chuvas fortes para esta quarta-feira (13), com estimativa de que chova acima de 30 milímetros, o que pode ser considerado um volume de chuva de moderado a forte, dependendo da duração do temporal. 

Apesar do alerta, válido por 24 horas, até o momento, na Capital e na Região Metropolitana, o céu encontra-se nublado, e apresenta indícios de chuva para as próximas horas do dia. De acordo com a Apac, a chuva tem início na Mata Norte, região que desde a madrugada chove de forma intensa. Em seis horas, o volume de chuva já chegou a 88 milímetros – equivalente a um mês de chuva.

O temporal é decorrente de um Vórtice Ciclônico de altos níveis, processo caracterizado como normal, que acontece esporadicamente, geralmente entre os meses de dezembro e março, meses de verão. O fenômeno, que ocorre, entre outros motivos, pelo nível do relevo, tem início na Mata Norte, passa pela RMR e se desloca até a Mata Sul do estado. 

Ainda segundo a Apac, a previsão é de que as chuvas cheguem com mais intensidade na Zona da Mata, e no Litoral, próximo ao Planalto da Borborema. A temperatura no estado pernambucano varia com máxima de 28º e mínima de 22º graus. Até o momento, a Defesa Civil do Recife não registrou pontos de alagamento, bem como não configurou registro de deslizamento de terra na Capital.

FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *