Na base da pressão

A pressão das denúncias da população e das recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) surtiram efeito e finalmente a Prefeitura da Vitória de Santo Antão assinou, na última semana, a ordem de serviço para a recuperação da estrutura física de escolas da rede municipal de ensino.

Segundo a gestão, as primeiras unidades beneficiadas serão a Escola Municipal Pedro Ribeiro (Matriz); Escola Municipal 3 de Agosto (Livramento); Escola Municipal Jornalista Júlio Augusto Siqueira (Loteamento Conceição); Escola Municipal Djalma Eusébio Simões (Alto José Leal) e Escola Municipal Cônego Pedro de Souza Leão (Pacas). Após a conclusão da primeira etapa, que tem prazo de 90 dias, outras unidades receberão o serviço de manutenção.

No entanto, os problemas da educação vitoriense vão além da estrutura física das escolas. Conforme as denúncias que foram realizadas durante audiência pública realizada pela Comissão, Educação, Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores da Vitória, em dezembro de 2018, o município enfrenta ainda falta de professores, alto índice de evasão escolar, além da falta de kits e fardamento para estudantes.

Apesar do lamentável impacto dos problemas em questão, o Município caminha a passos lentos. Um plano de ações em longo prazo é necessário, no entanto, devido ao nível que a educação da rede municipal chegou, é preciso ações de urgência.

ATÉ ONDE VAI? – Segue a quebra de braço entre Governo Municipal x Sindicato dos Professores. Após aprovação da Câmara de Vereadores, a gestão sancionou e passou a vigorar as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e no Estatuto do quadro efetivo do pessoal do grupo ocupacional magistério. A batalha agora será judicial. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o SindProv informou que estará entrando com ações.

QUER DECOLAR – Após lançar pré-candidatura a prefeito durante discurso na tribuna da Casa Diogo de Braga, o vereador Toninho Nascimento (PRB) agora buscar decolar a campanha. Por meio das redes sociais, o parlamentar busca viralizar campanha de independência e discurso contra os grupos políticos “amarelo e vermelho”.

BATE-CHAPA NA ALEPE – Apesar de ser novato na política, sendo recém-eleito para o cargo de deputado estadual, Aglailson Victor (PSB) irá disputar o cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa. Apesar da forte aproximação com a família Campos, o bate-chapa vai acontecer e o jovem parlamentar terá como concorrente a também socialista Simone Santana, sogra de João Campos. A eleição ocorre sexta-feira (1º).

2020 AINDA INCERTO – O cenário para as eleições municipais de 2020 ainda é incerto. A análise das eleições 2018 aponta que os números são frios. Até então, o clima é de marasmo na política vitoriense.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O prefeito Aglailson Júnior manterá a equipe do secretariado para os próximos dois anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *