Procissão das bandeiras abre Festa do Padroeiro Santo Antão

O início das festividades da 394ª Festa do Glorioso Santo Antão, padroeiro de Vitória, nesta segunda-feira (8), foi marcado pela procissão das bandeiras. A programação, que segue até 17 de janeiro, contou ainda com missa e apresentações culturais, na Praça da Matriz.

O cortejo com as bandeiras de Santo Antão e São Sebastião teve início na Igreja do Rosário e seguiu até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a primeira missa do novenário, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio.

Nesta edição, o tema da festa este ano é “A grande alegria de Santo Antão é partilhar”. Todas as noites irão ocorrer recitação do terço, a partir das 18h, novena, às 18h30, e missa às 19h, presididas por padres da região, e apresentações culturais, após as celebrações religiosas. 

“Celebrar o padroeiro da nossa cidade deve ser para cada um de nós tempo de graça, no qual renovamos o nosso compromisso de seguir Jesus Cristo, tendo como modelo Santo Antão”, enfatizou o monsenhor Maurício Diniz, vigário episcopal.

No dia do santo, 17 de janeiro, a programação em início pela manhã, com a missa solene às 10h, presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife. Às 16h, tem início a tradicional procissão, percorrendo as principais ruas dos bairros da Matriz, Centro e Livramento. Encerrando os festejos, às 18h, ocorre a missa de encerramento, presidida pelo monsenhor Maurício Diniz.

Para marcar a passagem da festividade, a Matriz de Santo Antão contou com a pintura de toda área externa, além da recuperação do sistema de som. As obras ocorreram durante o final do segundo semestre de 2018 e foi encerrada no início desta semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *