Foto: Divulgação/Câmara da Vitória |
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado estadual, José Humberto Cavalcanti (PTB), aprovou nesta terça-feira (26), a iniciativa da Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão em promover uma audiência pública com a presença das autoridades e comunidades mais atingidas pelo racionamento d’água no Município.
O pedido de audiência foi uma iniciativa do Fórum de Entidades da cidade, que entregou um ofício ao presidente da Câmara, Prof. Edmo Neves (PMN), o qual formulou oficialmente o convite ao representante da Comissão na Alepe, Márcio Lima, assessor especial do Dep. José Humberto. Durante a reunião, o vereador de Vitória de Santo Antão relatou a situação de sofrimento da população com a má distribuição d’água e as intervenções pretendidas pelo Governo do Estado, na cidade. Ele reivindicou o apoio dos parlamentares desta Comissão, junto aos órgãos estaduais para ajudar o município e enviar representantes a se fazerem presentes na primeira audiência da história do Legislativo vitoriense.
Segundo o vereador, a questão que envolve o abastecimento, distribuição e o racionamento persistente de até 21 dias sem água no âmbito do Município é grave, bem como os aspectos que envolvem a problemática do esgotamento sanitário da cidade que se encontra obsoleto para a nova demanda, ainda o fato do Rio Itapacurá que corta o Município e abastece a RMR, o qual encontra-se degradado e será o principal alimentador do novo sistema de adutora que o Governo do Estado já anunciara a sua execução na região; de modo que a realização da audiência pública para a discussão desta problemática é importante, estando marcada para o dia 04 de abril (quinta-feira), às 19h30, na Câmara Municipal.