Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulga estudo sobre setor indústrial em encontro realizado em Vitória


Estudo aponta as oportunidades e carências relacionadas as indústrias da região.

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória
Com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni Monteiro, Vitória de Santo Antão sediou na manhã desta sexta-feira (5), no auditório do SAMU, um encontro que reuniu secretários de governo e representantes dos municípios de Glória do Goitá, Pombos e Vitória de Santo Antão para apresentar as necessidades de grandes empresas instaladas nessas cidades e as oportunidades de negócios para os fornecedores locais. As demandas são resultados de um estudo de mercado denominado “Levantamento das Demandas da Mancha Industrial  dos Municípios de Pombos, Glória e Vitória de Santo Antão”, contratado pelo governo do Estado e evidenciam as oportunidades que estão ligadas as indústrias na região.
Segundo dados levantados pela empresa Dados Informações e Pesquisa (DIP), as indústrias locais instaladas desde 2009 colocam em circulação, mensalmente, R$ 4.339.360,00. “Esses investimentos geram, além do impacto direto, uma boa contribuição na economia local”, explicou a diretora da DIP, Sônia Jerônimo.
Usando dados do IBGE 2006 como ano base, no qual se tem 100%, é possível verificar, em 2010, uma variação positiva de 87,8 pontos percentuais nos salários e outras remunerações. Em relação à ocupação de pessoal assalariado,  variação é de 24,5 pontos percentuais. Os dados corroboram a intenção do secretário de Desenvolvimento do Estado. “Os investimentos precisam estar nos municípios, mas os municípios também precisam estar nesses investimentos. A riqueza gerada deve ficar em Glória, Pombos e Vitória”, ponderou Márcio Stefanni Monteiro.
Representando o prefeito Elias Lira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Ferrer, afirmou que os dados apontam as carências que as indústrias têm e o que elas precisam dos municípios aqui da região. “vamos procurar em cima disso ampliar a infraestrutura e garantir essas indústrias e os empregos gerados. Aqui também foram mostradas as oportunidades para o empreendedor local para que eles possam  se aproximar da grandes indústrias e partir disso, gerar  recursos, empregos e desenvolvimento local.”, destacou Ferrer.
O estudo foi embasado em dados fornecidos pelas empresas BR Foods (Sadia S/A); Mondelēz Brasil (antiga Kraft Foods); Acoplation Andaimes; WHB Fundição; Isoeste Nordeste; MC Bauchemie; Estofados César, Kakakis, Anatomic Colchões, Diogo Bezerra; Movene; e Elcoma.
O evento também contou com a participação do presidente da AD Diper, Roberto de Abreu, o presidente da AGEFEPE, Agnaldo Nunes, secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos, do prefeito de Pombos, Josuel Vicente,  secretário de Administraçao de Glória, Pedro Henrique, secretário municipal de Ação Social, Manoel Aldo, secretário executivo desenvolvimento industrial, Marcos Mendes, secretário municipal de Agricultura, Roberto Bezerra, da diretora da Agencia do Trabalho em Vitória, Sonia Oliveira, da Diretoria para o Norte e Nordeste da Mondelez, Andrea Martins, e do diretor da MC Bauchemie, Reginaldo Santos, do presidente da Câmara Municipal da Vitória, Edmo Neves, além de jornalistas da Folha de Pernambuco e do Diario de Pernambuco.

Com informações da Prefeitura da Vitória