Após duas estudantes serem estupradas, moradoras de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, realizam um protesto na tarde desta terça-feira (17). A concentração do ato está marcada para às 16h na Praça do Anjo (Livramento), com saída prevista às 17h30 pelas ruas dos bairros, com encerramento na Praça da Matriz.
O ato promovido pelo Coletivo Feminista Celeste (CFC) cobra providências sobre o caso ocorrido na última quarta-feira (11). Duas jovens, uma de 20 anos e outra de 21, foram estupradas após dois bandidos invadirem o apartamento onde elas residem.
Os suspeitos, além de praticarem a violência sexual contra as universitárias, ainda roubaram os pertences de duas amigas que estavam na casa e aparelhos eletrônicos como computadores e televisão.
De acordo com Claudia Oliveira, professora e organizadora da manifestação, o ato é um movimento social de comoção e de luta contra o machismo, e tem como base chamar a atenção dos governantes, já que – segundo ela – Vitória é uma das cidades mais violentas no estado de Pernambuco. “Como ativista e feminista, tenho a obrigação de alimentar a ideia da justiça, indo para as ruas e defendendo a classe feminina, porque nós mulheres vivemos o tempo todo correndo perigo”, ressaltou Claudia.
O caso que assustou os moradores da localidade está sendo investigado pela titular da delegacia da mulher de Vitória de Santo Antão, delegada Bruna Falcão. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.