Na manhã desta quinta-feira (21), 1.500 profissionais concluem o curso de Formação e Habilitação da Polícia Militar de Pernambuco. A cerimônia, realizada no quartel do Derby, Recife, teve a presença do Governador do Estado, Paulo Câmara. A expectativa é que o novo efetivo esteja nas ruas até o final deste mês.
Ainda na quarta (20), questionado sobre os crimes recentes no Grande Recife, o secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Antônio de Pádua, havia informado da formatura e anunciado que três mil novos policiais estarão nas ruas até março de 2018.
A declaração do secretário veio após a protocolação, por deputados da oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), de um pedido para que o estado solicitasse o auxílio da Força Nacional para a capital. Em agosto de 2017, Pernambuco teve registro de uma média de 15,37 mortes por dia.
Na ocasião, Pádua negou que o estado necessite das Forças Armadas e afirmou que, além dos soldados formados nesta quinta-feira, mais 1,3 mil serão formados até janeiro de 2018. Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Polícia Civil também contará com mais 1,1 mil policiais reforçando o efetivo.
Durante a posse do secretário da SDS, no final de junho deste ano, o Governador Paulo Câmara reforçou que, além da ampliação do efetivo, o plano de investimento na segurança pública do estado seria de R$ 290 milhões.
Folha de Pernambuco
Foto: Arthur Mota/Folha PE