Centro de Referência em Assistência Social será construído no bairro da Militina

O bairro da Militina receberá o primeiro Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – modelo da região, com todos os instrumentos e serviços, construído pela Prefeitura da Vitória. O anúncio foi feito pela Secretaria de Comunicação Social nesta terça-feira, 16 de julho.

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. 

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

A comunidade também ganhará um dois seis novos postos de saúde que serão construídos em parceria com o Ministério da Saúde.