A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) espera que 90% do rebanho de bovinos seja vacinado contra a febre aftosa, até o dia 31 deste mês no estado. Atualmente, Pernambuco conta com 1,9 milhão de animais. O proprietário que não providenciar a imunização fica impossibilitado de se cadastrar em programas do governo, além de pagar multa de, no mínimo, R$ 60, a depender da gravidade da situação.
A vacinação teve início na segunda-feira (1º). Essa é a primeira etapa da campanha. O proprietário pode adquirir a vacina em casas agropecuárias. Ele deve declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. Vale ressaltar que os recém-nascidos também devem ser imunizados.
O preço de um frasco, com dez doses, custa, em média, R$ 13,50. A vacina precisa ficar conservada em gelo. A Agência recomenda que ela seja aplicada nas horas mais frias do dia para evitar o estresse dos animais.
Altamente infecciosa, a febre aftosa é uma doença viral. Ela comete os animais que tem o casco fendido. Em 2017, o estado completa 20 anos sem o registro da doença, segundo a Adagro.
do G1 PE
Foto: Ascom Campos/Divulgação