Foto: Divulgação |
Nesta terça e quarta-feira, 23 e 24 de julho, aconteceu no auditório das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTIVISA), a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro de governo, sociedade civil, entidades, ONG’s, associações e a população teve como tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.
A conferência teve o intuito de promover um espaço de caráter deliberativo, onde foi avaliada e discutida propostas e ações para efetivação das políticas públicas. As propostas apresentadas serão apresentadas na conferência estadual que ocorre em outubro.
No primeiro dia o supervisor pedagógico da Escola de Conselho de Pernambuco, Gabriel Gameiro, palestrou sobre “A Participação Popular na Construção Municipal do Controle Social”. Já o secretário municipal de Ação Social, Manoel Aldo, abordou o “Papel da Assistência Social.” e a sua extensão, dissociando direito social de assistencialismo.
Nesta quarta-feira a conferência continuou com grupos de discussões, com foco em quatro eixos temáticos, e eleição dos delegados para representar o município na conferência estadual.
Em Vitória de Santo Antão o Conselho Municipal tem representantes do governo e da Sociedade Civil, que são: Associação Esporte é Vitória – Casa da Criança; Conselho de Moradores do Bairro Prof. Mário Bezerra; Pastoral da Criança – CNBB; Loja Maçônica Segredo e Verdade; Associação Solidariedade, Esperança e Vida; Grupo Teatral Vid’Art; Associação de Proteção a Maternidade e a Infância da Vitória de Santo Antão – APAMI e Centro Social da Vitória. Como representantes do poder público estarão: . Secretaria Municipal de Ação Social; Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Governo e Articulação Política, Administração e Finanças, Gestão de Pessoas, Serviços Públicos, Defesa Social e Segurança Cidadã, e VITORIA PREV.