Cobrando o retorno do transporte universitário intermunicipal, estudantes de Vitória de Santo Antão foram às ruas na manhã deste sábado, 1º de abril. O ato teve concentração na Praça Leão Coroado e seguiu em caminhada pelas ruas do Centro, Matriz e Livramento.
A manifestação causou retenções no trânsito por alguns minutos, no entanto, ocorreu de forma pacífica. Os universitários utilizaram cartazes, apitos e até uma simulação de ônibus para chamar a atenção da população.
Palavras de ordem e discursos em carro de som também fizeram parte do manifesto, que foi encerrado por volta das 12h, em frente ao prédio da prefeitura do município.
A ideia do manifesto ocorreu após a prefeitura do município não informar uma previsão para retorno do serviço. Com as aulas nas universidades iniciadas desde janeiro, os alunos, para continuarem indo às instituições, tiveram que recorrer a uma empresa privada. Eles pagam uma taxa de R$ 10,00 para seguirem até o Recife. Contudo, os custos do deslocamento têm obrigado alguns alunos a ‘trancarem’ os cursos.
“A ausência do transporte estudantil Intermunicipal é um problema da cidade toda porque, apesar de parecer um problema isolado, suas consequências contribuirão significativamente para um agravamento da desigualdade social em Vitória”, enfatizou o movimento Força Popular e #RegulaBusão.
No ato, a classe estudantil criticou ainda o encerramento das atividades de duas escolas municipais, o rodízio de aulas e falta de merenda para os secundaristas, a pintura dos prédios públicos com cores partidárias e o projeto da concessão de diárias a vereadores e servidores, aprovado, sob protesto dos vereadores da oposição, por oito votos.
Eu nunca esperei que isso fosse acontecer com Vitória. Pense num Prefeito Merda.