PSB começa a usar inserções estaduais em todo o país para tornar o governador mais conhecido
A direção nacional do PSB está usando as inserções estaduais do partido, em todo o Brasil, para tornar o governador de Pernambuco e potencial candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, mais conhecido. A demanda surgiu da constatação de que entre os eventuais postulantes ao Palácio do Planalto, em 2014, o socialista é o menos conhecido, conforme atestaram as últimas pesquisas de opinião. Nesta quarta-feira (14), por exemplo, ele será a principal estrela das inserções que serão exibidas pelo diretório estadual de São Paulo. A diferença em relação ao que se fazia antes é que as inserções estaduais normalmente são dedicadas às lideranças locais.
Para consolidar o projeto nacional de Eduardo Campos, o partido traçou um cronograma de atividades que incluem articulações políticas e aparições em eventos por todo o Brasil. Com as investidas, de acordo com socialistas, o governador conseguiu atingir uma parcela mais politizada da população, mas perde terreno para os outros pré-candidatos com mais estrada: Marina Silva (sem partido), que já disputou uma eleição presidencial, e o senador Aécio Neves (PSDB), este último, apesar de nunca ter entrado em uma disputa nacional, trabalha a mais tempo para ser candidato.
Sobre os programas estaduais, uma fonte socialista afirmou ao Diario que as peças estão sendo produzidas com o objetivo de fortalecer principalmente o discurso de Eduardo. “O governador vai aparecer em todos os programas ou parte deles. Vamos mostrar que é preciso ganhar 2013 e investir em políticas sociais. Esses são alguns exemplos”, disse em reserva. No primeiro programa nacional, exibido em abril, o governador criticou o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ao declarar que muito foi feito no país, mas era “preciso fazer mais e melhor”.
Ontem à tarde, Eduardo participou da inauguração do Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa do Porto Digital (Portmídia), no bairro do Recife. O socialista não falou de política. Já o vice-governador João Lyra Neto (PDT), em entrevista à imprensa, reconheceu que Eduardo ainda tem um grau muito grande de desconhecimento no país.
Ele destacou, no entanto, que mesmo assim o socialista obteve 8 pontos percentuais na pesquisa do Datafolha, publicada no último domingo pelo jornal Folha de São Paulo. “Se pesquisa ganhasse eleição ninguém precisa de apoio”, afirmou o pedetista. (Rosália Rangel)
Saiba mais
O tempo do PSB no rádio e na TV
Nacional
Programa
Dois programas de dez minutos durante o ano. O primeiro foi exibido em abril e o segundo está marcado para o dia 10 de outubro
Inserções
O partido tem direito a exibir inserções em oito dias por ano, sendo quatro no primeiro semestre e quatro no segundo. São cinco minutos diários que podem ser divididos em programas de um minuto ou de 30 segundos
Estadual
São oito dias de inserções ao ano, totalizando 40 minutos. O tempo de exibição é o mesmo das peças nacionais. São cinco minutos diários que podem ser divididos em programas de um minuto ou de 30 segundos.
Total: 100 minutos por ano
Fonte: TSE/TRE