Vacina para grávidas contra a coqueluche

Medicação combate ainda a disenteria e o tétano. Expectativa é alcançar 22 mil gestantes.

A partir desta segunda (03) as grávidas que estão entre a 27ª e 36ª semana de gestação podem tomar a vacina dTpa nos postos de vacinação da Prefeitura o Recife. A medicação comate a disenteria, tétano e coqueluche, passando a fazer arte do Calendário Nacional e Imunização. Para tal, basta e dirigir para qualquer unidade de saúde da rede municipal, que incluem as Upinhas 24h, Upinhas Dia, policlínicas e maternidades. A expectativa é e que sejam imunizadas cerca de 22 mil gestantes, além e profissionais de saúde.

“A gestante já toma a vacina T, que é contra o tétano e disenteria. Agora, tomando a dTpa, terá um ganho enorme, tanto para as grávidas quanto ara os bebês. A coqueluche é ma doença que é muito grave os primeiros anos de vida. Toando essa vacina, será possível evitar que elas (grávidas) transmitam a doença para o bebê e também vai auxiliar na passagem dos anticorpos que protegem as crianças”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel. Os profissionais de saúde (médicos, anestesistas, ginecologistas, neonatologistas, obstetras, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atendem recém-nascidos nas maternidades e UTI neonatais também serão vacinados.

O objetivo da vacina é reduzir a incidência e mortalidade por coqueluche nos bebês recém-nascidos, já que oferece proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. Não existem contraindicações para a dTpa, desde que as mulheres não tenham apresentado qualquer reação anafilática anteriormente. “As vacinas vão estar disponíveis nos postos de vacinação da prefeitura. Não será uma campanha, vai entrar na rotina de vacinações. Todos os dias ela vai estar disponível para esse público específico”, concluiu Azoubel. 

Folha de Pernambuco