A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa que os aprovados da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem realizar a pré-matrícula a partir deste sexta-feira (3). A seleção de alunos foi feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O processo segue na segunda-feira (6) e na terça (7).
O candidato que não comparecer ou não apresentar os documentos exigidos no prazo determinado será eliminado. De acordo com a UFPE, não será admitida a entrega dos documentos via correio ou por qualquer outro meio. A documentação varia de acordo com a modalidade de concorrência.
No Campus Recife, a entrega de documentos ocorrerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na Avenida dos Economistas, s/nº, Cidade Universitária, na Zona Oeste.
No Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, os aprovados devem apresentar seus documentos na Escolaridade do centro, localizada na Rua Alto do Reservatório, s/nº, Bela Vista. No Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, a entrega ocorrerá na Escolaridade do centro, na BR-104, km 59, Nova Caruaru.
Para fazer a matrícula, é preciso apresentar cadastros e certidões. No processo da modalidade de Ampla Concorrência são exigidos cópias legíveis e autenticadas dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, certificado de reservista ou atestado de alistamento militar para brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino nascidos até 1998, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (podendo ser substituído pelo certificado de exame supletivo do ensino médio, pelo diploma registrado de ensino superior ou pelo certificado do Enem).
Os alunos com estudos integralmente realizados no Exterior entregarão documentação de conclusão do ensino médio, devidamente autenticada pelas autoridades diplomáticas (Embaixada/Consulado brasileiro sediado no país responsável pela expedição da documentação), com tradução oficial. Os estudantes com estudos parcialmente realizados no exterior: a equivalência destes estudos será de competência da escola recebedora, com registro no próprio Histórico Escolar, citando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – nº 9.394/96 – Art. 23.
No processo também é preciso aprentar documentois originais. São eles: certidão de quitação eleitoral fornecida pelo órgão da Justiça Eleitoral ou obtida através do endereço eletrônico para brasileiros maiores de 18 anos; Ficha de Dados Cadastrais/Questionário Socioeconômico. (Esta ficha deverá ser entregue preenchida. Ela está disponível no banner SISU, em www.ufpe.br/proacad. O candidato também deve levar uma foto 3×4.
De acordo com a UFPE, a matrícula pode ser feita por procuração. Isso vale para parentes que forem encarregados de efetuar o processo. Mãse e pais só preciam se apresentar e não devem apresentar o documento.
Dados
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece 6.952 vagas, distribuídas entre 102 cursos, enquanto a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta com 3.580, divididas entre 68 graduações. No interior do estado, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferta 1.530 vagas, em 28 cursos.
Os Institutos Federais também aderiram ao Sisu como forma de ingresso ao ensino superior. No IFPE, são 384 vagas, divididas em 10 cursos, enquanto no IFSertão são 609, distribuídas em 20 cursos.